Mensagem mensal do Governador – agosto de 2024
DESENVOLVER, EXPANDIR E DESFRUTAR DE ROTARY
Agosto é o mês que Rotary dedica ao Desenvolvimento do Quadro Associativo e à Expansão.
Agosto é também o mês maioritariamente escolhido para o gozo das merecidas férias pela maioria dos Companheiros rotários.
É um tempo de descanso, mas também de reflexão e renovação de energias. Um tempo propício para pensarmos nos nossos clubes e nas pessoas que os integram. Devemos olhar para dentro e questionar-nos se tudo vai bem no clube, se os sócios são sempre os mesmos de há largos anos para cá e porque é que isto está a acontecer.
Está amplamente demonstrado que um clube onde não existe renovação durante alguns – poucos – anos, é um clube em que necessariamente começarão a surgir problemas de frequência, de falta de entusiasmo e de envolvimento nos projetos, de desinteresse que, a breve trecho, conduzirão à saída de Companheiros.
Que fazer então? Procurar unicamente fazer entrar no clube novos associados? Seguramente que a entrada de novos associados é muito importante, diria mesmo fundamental, e deve ser uma preocupação constante do clube. Mas, tão importante como o ingresso de novos associados é a manutenção dos que já o são e a dos que entram de novo.
Temos de saber bem acolher, envolver, acarinhar. Seguramente que um rotário, tenha já uma considerável longevidade no movimento ou seja um recém chegado, necessita do apoio de todos os Companheiros do clube, precisa de se sentir útil e de percecionar que a sua presença é desejada. O Rotary é, por sua essência, irresistível. Creio, assim, que depende apenas da vontade e da atitude dos rotários manter essa caraterística genética desta maravilhosa organização que é a nossa.
A Presidente Stephanie Urchick definiu como objetivo para este ano 2024-2025 o crescimento líquido de cada Distrito em 100 companheiros. É uma meta passível de ser atingida? É, sem dúvida! Afirmo-o com a firme convicção de que os companheiros dos clubes do nosso Distrito têm a sabedoria e a dedicação necessárias para conseguirmos, e até superarmos, tal resultado. O ano rotário ainda há pouco começou e, desde a primeira hora, é tempo de nos dedicarmos ao fortalecimento do quadro associativo dos nossos clubes.
A expansão do nosso Distrito, através da criação de novos clubes (Interact e Rotaract incluídos) é não apenas um objetivo definido por Rotary Internacional (Stephanie Urchick desafia-nos à criação de 4 novos clubes), como também um meu desejo pessoal, da equipa da governadoria e, estou certo, de todos os mais de 2.000 rotários do 1970. Há muitas localidades e comunidades que ainda não tiveram o privilégio de sentir o aroma rotário que tão bem conhecemos, mas em que, tal como nas terras onde já existem clubes, existem pessoas de enorme valia, dotadas de todas as caraterísticas e, sobretudo, dos valores que definem um rotário. E as comunidades onde vivem, não beneficiariam, e muito, da existência de um clube rotário? Certamente que sim!
Então, ponhamos mãos à obra, procurando as pessoas a quem devemos falar de Rotary, convidando-as a trazerem amigos, lideres comunitários, pessoas de profissões diversas, mulheres, jovens e menos jovens. Ajudemos à criação de um grupo forte, coeso, bem disposto e com vontade de servir. Criemos, desde o início, uma excelente relação com as autoridades locais. E, sumamente importante, acompanhemos de perto, com passos firmes, seguros e agradáveis – mas sem intrusão – o processo de formação de um novo clube. Todos sairemos beneficiados.
Queridos Companheiros, com estas reflexões termino, desejando que, sem deixarem de pensar em Rotary, tenham umas excelentes férias, desfrutando do verão com as vossas famílias e amigos.
António Simões Pinto, Governador do Distrito 1970