Mensagem mensal da Presidente do Rotary International – setembro 2024
Stephanie Urchick
Presidente, 2024-25
Setembro de 2024
A magia do Rotary reside no sentido de pertença, e é uma sensação que pode surgir quando menos se espera.
No início deste ano, estive na Eslováquia a servir como representante do Presidente durante uma viagem de seis semanas pela Europa. Quando escrevi a Katarina Cechova, então Governadora do Distrito 2240, mencionei que a minha avó, Veronica Zilka, tinha crescido numa pequena aldeia da região antes de se ter estabelecido nos Estados Unidos.
Não demorou muito para que Cechova tivesse encontrado a aldeia da minha avó, Jakubova Vol’a, e até organizado uma visita, onde tive uma receção eslovaca inesquecível.
Quando entrei no centro comunitário de Jakubova Vol’a, fui recebida por um pequeno grupo de pessoas vestidas com trajes tradicionais eslovacos, e que cantavam com vozes belas e poderosas, típicas da Europa Central. Lembraram-me a minha avó.
Muitas famílias divertem-se com jogos cartas ou outras distrações quando se reúnem. Quando eu era jovem, o meu pai pegava no seu acordeão e liderava a família com canções, e a minha avó acompanhava-o com uma voz impressionante.
De repente, entrar no centro comunitário e ouvir a música tradicional da minha infância — quando vi uma mulher a tocar acordeão como o meu pai tocava —, senti-me como uma menina sentada na casa da minha avó em Monessen, Pensilvânia. Desatei a chorar de alegria com as memórias.
Mas a magia não terminou ali. A Governadora do distrito, Cechova, superou todas as expectativas. Um genealogista local, em colaboração com um produtor de conteúdos, fez um pequeno filme sobre a minha avó, o qual assistimos juntos no centro comunitário.
Quando o filme terminou, virei-me e vi um homem de pé no fundo da sala. Rapidamente soube que esse estranho, Frantisek Zilka, era meu primo em segundo grau, as nossas avós tinham sido irmãs. Naquele momento senti-me como se tivesse sido atingida por um raio.
Fui visitar a casa do meu primo recém-descoberto, que por acaso é a casa onde a minha avó nasceu, e lá Frantisek partilhou fotografias antigas que eu nunca tinha visto do meu pai, do meu tio e da minha avó.
Desde então, não consigo parar de pensar na minha família Rotary. Quando me refiro a vós como a minha família, não estou apenas a ser simpática, realmente considero todos no Rotary como família. No entanto, nunca teria imaginado que a minha família Rotary iria apresentar-me a familiares há muito perdidos.
Sentada naquele centro comunitário a ouvir a música tradicional eslovaca da minha infância, senti uma alegria imensa e um profundo sentido de pertença. Estou imensamente grata à Governadora do distrito, Cechova, e a todos os que ajudaram a criar essa experiência mágica.
Como membros do Rotary, temos uma oportunidade única de partilhar a mesma magia uns com os outros e com o mundo. Encorajo-vos a refletir como podem ajudar a espalhar essa magia e a garantir que outros membros do vosso clube — outros membros da nossa família Rotary — também tenham um verdadeiro sentido de pertença.
Traduzido de: Rotary International, Presidential message, September 2024