Stephanie Urchick
Rotary International

Mensagem mensal da Presidente do Rotary International – dezembro 2024

Stephanie A. Urchick

Presidente 2024-25

Dezembro de 2024

Para nos adaptarmos, como delineado no Plano de Ação do Rotary, é necessário, ocasionalmente, sairmos da nossa zona de conforto e experimentarmos algo de novo. Eis dois exemplos de clubes que se adaptaram — um com coração e outro através de pensamento crítico e estratégia.

O Rotary Club de Chandigarh Mid Town, na Índia, liderou com o coração no início deste ano. Para envolver os membros e aumentar a adesão, o presidente do clube, Nitin Kapur, contactou pessoalmente cada antigo membro do clube, e convidou-os para um encontro promovido como uma reunião de alumni.

Oito antigos membros compareceram, e os resultados foram surpreendentes. Os visitantes tiveram a oportunidade de retomar laços — não apenas com os membros atuais, mas também com o sentimento de companheirismo e pertença que a adesão ao clube lhes tinha proporcionado. No final da noite, o clube deu as boas-vindas de volta à família do Rotary a seis antigos membros.

O presidente Kapur demonstrou coragem ao contactar os alumni. Não só se adaptou e tentou algo novo, como também teve a força de carácter para mostrar aos antigos membros do clube o quanto ainda significavam para a família do Rotary. Essa bravura foi recompensada.

As pessoas querem sentir-se necessárias e valorizadas. Querem um sentimento de pertença. E talvez nunca venham conseguir senti-lo se não tivermos a coragem de lhes dizer.

Entretanto, o Rotary Club de Seoul-Hansoo, na Coreia do Sul, tem vindo a experimentar diferentes modelos de clube com grande sucesso. Nos últimos quatro anos, o Seoul-Hansoo criou e manteve quatro clubes satélite — um clube de serviço, um clube baseado em interesses para músicos, um clube voltado para as causas e mentoria profissional, e um clube para estudantes universitários.

Estes clubes satélite fazem parte de um plano de cinco anos que o Rotary Club de Seoul-Hansoo levou a cabo para aumentar a adesão através da inovação.

Qual é o segredo para fundar e manter tantos clubes satélite? A ligação entre o Rotary Club de Seoul-Hansoo e os seus clubes satélite é fluida e sinérgica. Muitos dos membros dos clubes satélite participam nas reuniões do clube patrocinador, assim como muitos dos membros deste participam nas reuniões dos clubes satélite.

Além disso, o foco de cada clube satélite não é escolhido ao acaso. Cada um atrai diferentes interesses de pessoas do clube patrocinador e da comunidade, cativando desta forma atuais e potenciais membros. Esta é uma excelente estratégia, tanto para reter como para atrair novos membros, porque oferece flexibilidade. Se alguém estiver interessado em aderir mas não puder comparecer às reuniões do clube patrocinador, tem muitas outras opções por onde escolher.

Estes são apenas dois exemplos de como podemos adaptar-nos com o coração e com a mente. Cada clube é único, por isso deixo-vos o incentivo de contactarem os membros do vosso clube e da comunidade ao redor. Perguntem-lhes sobre a experiência no clube e o que podem fazer para melhorar.

Falem com pessoas suficientes e podem descobrir novas formas de adaptar o vosso clube e despertar A Magia do Rotary.