Lamego recebe II Gala Solidária Transmontana e Duriense
Uma noite de cultura, solidariedade e união rotária em prol de causas maiores.
No passado dia 22 de março, o Rotary Club de Amarante, Rotary Club de Vila Real, Rotary Club da Régua, Rotary Club de Mirandela, Rotary Club de Chaves e, com o patrocínio do Rotary Club de Lamego, uniram esforços para realizar a II Gala Solidária Transmontana e Duriense.
O evento, que decorreu no Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego, teve como objetivo angariar fundos para a The Rotary Foundation e proporcionou uma tarde repleta de cultura e solidariedade.
A gala abriu com a atuação dos Caretos de Lazarim, representantes de um dos Carnavais mais tradicionais de Portugal. Seguiu-se uma viagem histórica com o Rotary Club da Régua e a sua Universidade Sénior, que apresentou a peça “Do Douro para o Mundo: A Ferreirinha da Régua, uma mulher fora do seu tempo”, homenageando Dona Antónia Adelaide Ferreira.
Em sintonia com o tema rotário deste ano, o Rotary Club de Amarante trouxe um momento de magia com o ilusionista Karnery, cuja história de vida reflete um compromisso com a área social. Já o Rotary Club de Vila Real proporcionou um dos momentos mais comoventes da noite, ao trazer ao palco o Grupo da APPACDM de Sabrosa, que, com a sua energia e talento, levou o público ao rubro.
A dança também teve um papel central na gala, com o Rotary Club de Chaves a apresentar a coreografia “O Jardim das Margaridas”, de Edson Nascimento, e o Rotary Club de Lamego a encantar com “Destiny”, uma criação do coreógrafo lamecense Roberto Sabença. Ambos os grupos têm sido distinguidos com prémios a nível nacional e internacional.
O encerramento do espetáculo ficou a cargo de dois momentos musicais: um trio de alunos da ESPROARTE, apresentado pelo Rotary Club de Mirandela, que interpretou “London Trio nº1” de J. Haydn, e uma execução da obra para piano “Étude-Tableau Op. 39, No. 2” de Rachmaninoff, interpretada pelo jovem lamecense Eduardo Rocha.
Nas palavras do Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes a realização “desta gala é só mais um exemplo do trabalho social de Rotary em prol de uma sociedade mais coesa e mais desenvolvida, com uma visão muito integradora da sociedade.”
O Governador do Distrito 1970, António Simões Pinto, reforçou na sua intervenção a importância dos clubes trabalharem unidos “os projetos conjuntos dos clubes resultam, funcionam, agregam e entusiasmam”.
Com o sucesso da II Gala Solidária, os olhares já se voltam para a III edição, que terá lugar em Chaves, no dia 21 de março de 2026.