Douro
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira visita Rotary Club Porto-Douro, cuja ligação à cidade conta já com 47 anos

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970, realizou uma Visita Oficial ao Rotary Club Porto-Douro, no dia 2 de fevereiro.

O Governador encontrou-se com os membros do Rotary Club Porto-Douro no Hotel Crowne Plaza, na Cidade Invicta, local habitual das reuniões daquele clube, onde teve oportunidade de se reunir com o seu Conselho Diretor.

O clube, que conta com membros fundadores entre os seus 25 elementos, como informou a sua Presidente neste ano rotário, Ana Paula Cabral, acumula já 47 anos de história a servir a comunidade da cidade do Porto.

Um exemplo desse serviço é a colaboração de longa data com a Universidade do Porto e o Instituto Politécnico do Porto na atribuição de Bolsas de Estudo, com critérios de atribuição balizados, não apenas no aproveitamento académico, mas também nas condições sócio-económicas.

Uma outra colaboração com a Universidade do Porto reveste-se na atribuição anual do Prémio Florêncio de Carvalho, em honra a um antigo membro do Rotary Club Porto-Douro, ao aluno finalista de Arquitetura melhor classificado.

Está, ainda, em fase de candidatura a um fundo da The Rotary Foundation, o apoio a uma estudante do Ensino Superior que se encontra a frequentar um Mestrado Europeu em Direitos Humanos, com passagem por várias instituições internacionais.

O clube conta ainda com vários eventos solidários, como ações de companheirismo, ou mesmo passeios pela cidade do Porto, como o que haverá proximamente com Jorge Ricardo Pinto, geógrafo formado pela Universidade do Porto, e que tem desenvolvido investigação científica nas áreas da história e da geografia do turismo, da morfologia, história urbana, património e turismo bem como da geografia social.

O Rotary Club Porto-Douro, juntamente com o seu clube afilhado Rotary Club de Vigo, de Espanha, promove um evento no qual participam elementos de ambos os lados da fronteira, sempre com “muito sucesso”, segundo a Presidente Ana Paula Cabral.

A Presidente do Rotary Club Porto-Douro, por ocasião da Visita Oficial do Governador, faz emergir aos seus objetivos para este ano rotário uma menção ao lema escolhido por Jennifer Jones, ao mesmo tempo que se mostra comprometida com a união do grupo. “Imaginar e consolidar”, sintetizou desta forma Ana Paula Cabral, como quer levar a bom porto a sua presidência deste clube da cidade nortenha.

O Rotary Club Porto-Douro faz parte do Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no norte e centro de Portugal.