Rotary Club de Pombal
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira visita em Pombal clube comprometido com sentido de serviço

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970, realizou uma Visita Oficial ao Rotary Club de Pombal, no dia 1 de fevereiro.

Após uma visita ao Marco Rotário, situado no Largo do Cardal, José Alberto Oliveira foi recebido no Salão Nobre da Câmara Municipal de Pombal, pelo Presidente do Município, Pedro Pimpão Santos, com quem trocou cumprimentos. Esteve presente, igualmente, uma comitiva do Rotary Club de Pombal, com vários dos seus membros.

José Alberto Oliveira visita Marco Rotário acompanhado de elementos do Rotary Club de Pombal.

Rui Santos, Presidente do Rotary Club de Pombal, referiu que a Autarquia tem sido um parceiro próximo das atividades rotárias, existindo mesmo uma “excelente relação” de há longa data entre as duas entidades, manifestada em concretizações visíveis na comunidade.

José Alberto Oliveira foi recebido no Salão Nobre da Câmara Municipal de Pombal, pelo Presidente do Município, Pedro Pimpão Santos.

Posteriormente, José Alberto Oliveira visitou a Nemoto Portugal, uma empresa do grupo japonês fundado em 1941, e com uma unidade fabril em Pombal desde 1989. Dedicada à produção de pigmentos inorgânicos fluorescentes e fosforescentes, área na qual o grupo é líder mundial, a Nemoto Portugal é uma empresa de referência no concelho.

O Governador reuniu depois com o Conselho Diretor do Rotary Club de Pombal, num encontro que antecedeu um jantar “muito participado” no qual esteve presente o Presidente da Câmara Municipal de Pombal, bem como representantes de numerosos clubes.

José Alberto Oliveira visitou a Nemoto Portugal, uma empresa de referência no concelho, fundada em 1989, dedicada à produção de pigmentos inorgânicos fluorescentes e fosforescentes, área na qual o grupo a que pertence é líder mundial.

Ante os presentes, atuou uma menina refugiada oriunda do conflito da Ucrânia, violinista, que referenciada pela Autarquia ao Rotary Club de Pombal, recebeu apoio deste e da Fundação Rotária Portuguesa, para prosseguir o seu estudo de música em Portugal.

José Alberto Oliveira discursa durante a Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Pombal.

Numa iniciativa promovida pelo Rotary Club Tomar Cidade, o Rotary Club de Pombal uniu-se aos Rotary Clubs de Ansião e de Fátima, no projeto “Abraçar o Rio”. O clube rotário de Pombal convidou a Autarquia a unir-se igualmente ao projeto, e, com os Municípios de Pombal, Ansião, Tomar, Ourém, Alvaiázere e outras 17 Juntas de Freguesia, pretende-se aproximar as pessoas ao rio Nabão, tal como às suas margens. Nesse sentido, e numa perspetiva de perceção do estado de limpeza e de manutenção do rio, dinamizam-se formas de sensibilizar para a necessidade de resolução dos problemas identificados.

Rui Santos, Presidente do Rotary Club de Pombal, destaca como prioridade para este ano rotário o compromisso com o sentido de serviço, ao reforçar o já saudável companheirismo entre os 17 membros do clube.

Numa perspetiva inclusiva e solidária, o Rotary Club de Pombal promove, anualmente, o Batismo de Voo para Cidadãos Deficientes, com o apoio da iniciativa Cavaleiros do Céu. Com recurso a aeronaves ligeiras, é proporcionada uma experiência única a centenas de crianças e adultos, que têm, frequentemente, a sua primeira viagem a bordo de um avião.

Rui Santos, Presidente do Rotary Club de Pombal, destaca como prioridade para este ano rotário o compromisso com o sentido de serviço, ao reforçar o já saudável companheirismo entre os 17 membros do clube. O Presidente afirmou que a “atração de novos elementos” é a base para a “criação de novos projetos de serviço”, naquele clube fundado em 1984.

Pombal é um município do distrito de Leiria, com 51 mil habitantes distribuídos por 13 freguesias. É famosa pelo seu castelo, mandado construir pelo fundador da cidade e Grão-Mestre dos Cavaleiros Templários, Gualdim Pais, no ano de 1174.

O Rotary Club de Pombal faz parte do Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no norte e centro de Portugal.