Rotary Club de Felgueiras
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira visita em Felgueiras clube aberto à comunidade em múltiplas atividades

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970, realizou uma Visita Oficial ao Rotary Club de Felgueiras, no dia 6 de fevereiro.

A visita teve início com uma receção pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Fernando Fernandes, e pela Vereadora Ana Medeiros, com quem José Alberto Oliveira trocou cumprimentos. Estiveram igualmente presentes outros elementos do Rotary Club de Felgueiras, entre os quais, o seu Presidente, Gaspar Matos Silva.

José Alberto Oliveira foi recebido pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Fernando Fernandes (segundo na imagem), e pela Vereadora Ana Medeiros. Estiveram igualmente presentes outros elementos do Rotary Club de Felgueiras, entre os quais, o seu Presidente, Gaspar Matos Silva (à direita).

Posteriormente José Alberto Oliveira visitou a Fábrica de Pão de Ló de Margaride, um edifício cujo interior é um verdadeiro ex libris da cidade e que preserva a história daquele doce secular. A empresa, cujas origens remontam ao início do século XVIII, foi reconhecida no século XIX como fornecedora da Casa Real Portuguesa.

Já na sede do Rotary Club de Felgueiras, José Alberto Oliveira reuniu com o Conselho Diretor, com o qual trocou impressões acerca dos projetos humanitários mais significativos levados a cabo na comunidade.

José Alberto Oliveira visitou a Fábrica de Pão de Ló de Margaride, um edifício cujo interior é um verdadeiro ex libris da cidade e que preserva a história daquele doce secular.

A USAF – Universidade Sénior e do Autodidata de Felgueiras surgiu exatamente de um destes projetos, e viu as suas atividades letivas terem início em 2002. Encontra-se instalada no mesmo edifício da sede do Rotary Club de Felgueiras, e, para além da função formativa em diversas áreas do saber, integra ainda uma componente social junto de instituições. A sua Tuna, o Grupo de Teatro, o Grupo de Cavaquinhos ou o Coro, visitam frequentemente, ou em alturas festivas, lares de idosos no sentido de proporcionar momentos de convívio com os utentes.

O clube vê confiada a si, anualmente, a organização do peditório nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro no concelho de Felgueiras. Com a participação de grupos de jovens e escuteiros, bem como de outros voluntários, o clube coordena, em articulação com as juntas de freguesia, a iniciativa.

O Rotary Club de Felgueiras privilegia a sua ligação e abertura à comunidade local, com a organização de iniciativas, como as peças de teatro solidárias, na Casa das Artes, com o apoio da Autarquia e de um grupo de teatro de Fafe, que revertem a favor da CERCIFEL. Esta instituição foi criada em 1981 por um grupo de pais, professores e outras pessoas atentas às dificuldades que as crianças com deficiência mental tinham em frequentar o ensino normal.

José Alberto Oliveira com Gaspar Matos Silva, Presidente do Rotary Club de Felgueiras, para quem a necessidade de não adiar projetos é essencial para cumprir objetivos.

Igualmente para a CERCIFEL, assim como para o combate à poliomielite, o clube irá organizar uma caminhada solidária, seguida de um almoço. Outras ações, como uma Noite de Fados, ou outras de companheirismo, revestem-se igualmente de caráter solidário e de angariação de fundos, para os projetos humanitários desenvolvidos por este clube fundado em 1980 e atualmente com 19 membros.

Gaspar Matos Silva, Presidente do Rotary Club de Felgueiras, refere a necessidade de não adiar projetos e cumprir objetivos: “Não deixar para amanhã o que pode ser feito hoje”.

Felgueiras é um município do distrito do Porto, com 56 mil habitantes distribuídos por 20 freguesias. São deste município os famosos Bordados da Lixa, e vários monumentos que integram a Rota do Românico, como o Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, o maior convento Beneditino do Norte de Portugal. É conhecido por ser um concelho empreendedor, com preponderância para a produção do calçado, com uma forte componente exportadora.

O Rotary Club de Felgueiras faz parte do Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no norte e centro de Portugal.