Instituto de Línguas APAR: 40 anos ao serviço da educação e da comunidade em Penafiel
O Instituto de Línguas APAR, promovido pelo Rotary Club de Penafiel, já ajudou a formar mais de 12 mil alunos, consolidando-se como um dos principais centros de formação da região. Fundado oficialmente em 2014, mas com uma trajetória que conta já com 40 anos, o Instituto destaca-se pela excelência no ensino de línguas e pela preparação dos seus alunos para certificações internacionais, nomeadamente através de parcerias com o Cambridge Assessment, o Goethe-Institut, a Alliance Française e o Instituto Cervantes.
Com 201 alunos inscritos no presente ano letivo, o Instituto de Línguas APAR continua a sua missão de fomentar a aprendizagem e o crescimento pessoal e profissional de crianças, jovens e adultos. Este projeto é uma das iniciativas mais significativas do Rotary Club de Penafiel, que desde 1973 se tem dedicado a apoiar a comunidade local e internacional.
O Instituto, que introduziu uma redução nos valores de inscrição e das mensalidades, tornando o acesso à formação mais abrangente, destina a sua receita a projetos sociais promovidos pelo Rotary Club de Penafiel. Desta forma, o clube rotário penafidelense tem estabelecido um fundo de garantia que lhe permite apoiar causas na comunidade.
A Fundação Rotária Portuguesa e o Município de Penafiel têm sido parceiros fundamentais neste percurso, ao colaborar com o Rotary de Penafiel em diversas iniciativas, nomeadamente através do apoio financeiro e institucional. Uma das áreas em destaque tem sido a concessão de bolsas de estudo para alunos com dificuldades económicas, de forma a garantir que todos tenham a oportunidade de completar a sua formação no Ensino Superior.
O alcance das ações do Instituto de Línguas APAR e do Rotary Club de Penafiel ultrapassa as fronteiras nacionais. Entre os projetos mais emblemáticos, encontra-se o apoio financeiro para a formação de jovens da Guiné-Bissau, um dos quais, Malafi Mané, formado em Medicina, está a lançar o seu próprio projeto social no país.
Diogo Soares, Presidente do Rotary Club de Penafiel, sublinha que “ser rotário não é ser assistencial, é criar as sementes para a pessoa poder subsistir por si mesma”. Esta visão reflete-se na orientação dos projetos desenvolvidos pelo clube, que privilegiam a capacitação das pessoas e a promoção de mudanças duradouras e sustentáveis na comunidade.
O Rotary Club de Penafiel, atualmente com 36 membros, faz parte do Distrito 1970, que é constituído por 91 Rotary Clubs e 30 Rotaract Clubs no Norte e Centro de Portugal. O Rotary International, com 1,4 milhões de membros em todo o mundo, é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que se unem para causar mudanças positivas e duradouras nas suas comunidades.
Imagem principal: Instituto de Línguas APAR