História de amor dá origem a geminação entre clubes rotários
Helga e David conheceram-se durante a Segunda Guerra Mundial, e a sua história de amor viria a dar origem à geminação, a 26 de junho, entre o Rotary Club de Coimbra-Olivais e o Rotary Club de Youngstown, Ohio, nos Estados Unidos.
Uma história de amor
Helga de Agostini era uma jovem italiana, que, após licenciar-se em Ciências na Universidade de Nápoles, decidiu matricular-se em Medicina. No entanto, após a invasão do seu país pelas tropas da Alemanha nazi, foi feita prisioneira e os seus estudos foram abruptamente interrompidos.
Após ser libertada pelas forças aliadas, que entraram na Itália em finais de 1943, viria a conhecer o tenente-coronel David Ives, um oficial da Força Aérea norte-americana. Apaixonaram-se, e viriam a casar em Foggia dois anos mais tarde, no dia em que Helga completou 24 anos.
Após a guerra, o casal fixou residência em Youngstown, Ohio, nos Estados Unidos, onde David viria a tornar-se professor de Estudos Clássicos na universidade local, enquanto Helga asseguraria a retaguarda familiar, ao cuidar do filho – que, entretanto, viria a morrer jovem. Helga dedicou-se igualmente a atividades de voluntariado.
Um legado às crianças e jovens dos Açores
O casal Ives desenvolveu uma forte ligação a Portugal, em particular à Ilha Terceira, nos Açores, que conhecera numa das suas frequentes viagens, ao aterrar na Base das Lages, e onde viria a criar laços duradouros com a comunidade local. Nesta ilha, fizeram amizade com o médico Constantino Coimbra, que lhes disponibilizou a residência em Coimbra e recomendou a vizinha Isolina Mesquita – atual membro do Rotary Club de Coimbra-Olivais –, como a pessoa ideal para lhes dar a conhecer o resto do país. Nasceu assim uma “grande amizade”, que viria a atravessar décadas.
David faleceu em 1991, mas Helga continuou a visitar Portugal, sem nunca ter esquecido a Ilha Terceira. Após a sua morte, em 2015, o testamento revelou que Helga reservara um legado para apoiar as crianças daquela ilha. A Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, instituição que veio a beneficiar da ajuda, investiu a dádiva de Helga na criação de um Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil.
Uma geminação com projetos em comum
Esta ligação solidária entre os dois países, com origem numa história de amor, culminou na recente geminação dos clubes rotários de Coimbra-Olivais e Youngstown, a cidade escolhida pelo casal Helga e David para viver após a Guerra.
A formalização desta parceria, facilitada pela tecnologia de videoconferência, soltou amarras para novos projetos em comum: “Seguimos juntos, abraçando agora o projeto Barco Escola que, literalmente, queremos ver chegar a bom porto, transportando conhecimento, esperança e sustentabilidade!”, refere o Rotary Club de Coimbra-Olivais nas suas redes sociais.
A cerimónia de geminação foi um evento de celebração e reforço dos laços entre os dois clubes, e contou com a presença de representantes dos dois países, como o ex-Governador do Distrito 6650, Scott Schulick, do Rotary Club de Youngstown. Este clube, que conta com 96 membros, está presente naquela cidade do estado norte-americano do Ohio há 109 anos.
O Rotary Club de Coimbra-Olivais, fundado em 1990, conta atualmente com 28 membros, e faz parte do Distrito 1970, que é constituído por 91 Rotary Clubs e 30 Rotaract Clubs no Norte e Centro de Portugal.
O Rotary International é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que veem um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo. Com 119 anos de história, o Rotary conta hoje com 1,4 milhões de membros em todo o mundo, sempre disponíveis para servir os outros, sendo o Distrito 1970 um dos 530 existentes.
A história de Helga e David foi baseada no texto de Jorge Castilho, Jornalista, membro do Rotary Club de Coimbra-Olivais, “Uma bela história de amor em tempo de guerra”.