António Simões Pinto visita Rotary Club de Chaves em dia de celebração
No passado dia 18 de janeiro, António Simões Pinto, Governador do Distrito 1970 do Rotary International, realizou uma Visita Oficial ao Rotary Club de Chaves, atualmente presidido por Emília de Lurdes Nogueira. Com 29 membros, o clube rotário flaviense, que comemorou o seu 31º aniversário naquele dia, destaca-se pelo seu forte compromisso com a comunidade.
O programa teve início na Câmara Municipal de Chaves, onde o Governador foi recebido pelo Vice-Presidente do Município, Francisco Melo, e pela Vereadora Paula Chaves. Durante a receção, foi destacada a colaboração mútua e a cedência de espaços municipais ao clube. As sedes do Rotary Club de Chaves e da sua Universidade Sénior encontram-se num edifício cedido pela Autarquia há cerca de 15 anos. O Auditório do Centro Cultural de Chaves é frequentemente disponibilizado para eventos solidários do clube, e, em breve, o Encontro Distrital das Universidades Seniores de Rotary, a realizar-se em maio, será acolhido num novo espaço municipal com capacidade para 500 lugares.
O Governador visitou ainda as Termas Romanas de Aquae Flaviae, um marco histórico da cidade com dois mil anos de existência, onde ficou a conhecer um pouco mais a riqueza cultural da região.
Após um almoço comemorativo, que contou com a presença 70 participantes, incluindo membros de 14 Rotary Clubs, três ex-Governadores do Distrito 1970 e ainda do Vice-Presidente do Município, o Governador António Simões Pinto deslocou-se à sede do Rotary Club de Chaves.
Aí, o Governador teve a oportunidade de assistir a uma breve atuação da Tuna Académica da Universidade Sénior de Rotary de Chaves, bem como a uma rábula trabalhada nas aulas de Expressão Dramática daquela instituição, fundada em 1999. A Universidade Sénior de Rotary de Chaves, a primeira a ter sido criada no país, conta com o Grupo Canto Alegre, o Grupo de fados, e ainda um Grupo de Teatro, para além da Tuna Académica.
António Simões Pinto ficou ainda a conhecer pormenorizadamente o Projeto Sorrir Para a Vida. Esta iniciativa desenvolvida pelo Rotary Club de Chaves proporciona tratamentos dentários a doentes oncológicos carenciados, estando já a ser replicada por outros clubes.
Foi também evidenciado o empenho do clube no trabalho com os jovens, nomeadamente através do apoio aos clubes Interact e Rotaract, da intenção de organizar um RYLA – Prémios Rotários de Liderança Juvenil, e da divulgação de programas como a Academia Paul Harris e o Elevate Leadership junto de estudantes da Escola Superior de Hotelaria e Bem-Estar, do Instituto Politécnico de Bragança.
António Simões Pinto tomou ainda conhecimento do projeto VIA VII, que reúne escritores e artistas plásticos da região atravessada por aquela antiga via romana. Através da participação na Festa da Literatura de Chaves, que irá para a sua nona edição, o projeto dá voz a toda uma comunidade artística, que, de outra forma, poderia nunca sair do anonimato.
O Rotary Club de Chaves, que durante a Visita Oficial do Governador António Simões Pinto viu aumentado o seu quadro associativo em duas novas rotárias, continua focado na sua consolidação e na visibilidade junto da comunidade. Para tal, mantém uma postura de proximidade, seja através da Universidade Sénior de Rotary ou ainda da divulgação das suas atividades em meios de comunicação locais. A renovação do website do clube será mais uma ferramenta para alcançar este objetivo.
O Rotary Club de Chaves faz parte do Distrito 1970, que é constituído por 91 Rotary Clubs e 30 Rotaract Clubs no Norte e Centro de Portugal. O Rotary International, com 1,4 milhões de membros em todo o mundo, é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que se unem para causar mudanças positivas e duradouras nas suas comunidades.