Expedição Portugal Azul apresentada no CEiiA com forte adesão ao compromisso ambiental
No passado dia 7 de fevereiro, o CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto, em Matosinhos, acolheu a apresentação oficial da expedição Portugal Azul, uma iniciativa ambiental que pretende alertar para a poluição dos oceanos, com particular destaque para problemática dos plásticos.
Um compromisso institucional
A sessão contou com a presença do Governador do Distrito 1970, António Simões Pinto, acompanhado por membros de 11 clubes rotários do distrito, bem como representantes do Rotary Club Atlântico, do Distrito 1960.
Pelo Município de Matosinhos, estiveram presentes o Vice-Presidente Carlos Mouta e os vereadores Maria Manuela Álvares e Nuno Matos. Durante o seu discurso, Carlos Mouta sublinhou a importância do Portugal Azul, ao destacar a sua integração nos projetos ambientais do município e na programação da Cidade Europeia do Desporto.
A Universidade de Coimbra, representada no evento pelo Vice-Reitor Nuno Mendonça, irá liderar a componente científica da expedição. Esta instituição de Ensino Superior irá coordenar a recolha e análise de amostras marinhas ao longo do percurso, permitindo desta forma um estudo detalhado sobre os níveis de contaminação dos ecossistemas costeiros.
Entre os participantes, marcaram ainda presença representantes da Autoridade Marítima Nacional, da Marinha Portuguesa, da União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, da Universidade do Minho, bem como de outras instituições de ensino, centros tecnológicos, associações setoriais, órgãos de proteção civil e empresas comprometidas com a sustentabilidade.
Um explorador ao serviço do Ambiente
A expedição Portugal Azul é liderada por Nacho Dean, um dos mais reconhecidos exploradores da atualidade. O naturalista espanhol é a primeira pessoa na história a dar a volta ao mundo a pé e a unir os cinco continentes a nado, missões que realizou com o propósito de documentar o estado dos ecossistemas e sensibilizar para a necessidade urgente de proteger o ambiente. Foi nomeado para o Prémio Princesa de Astúrias e é embaixador de diversas organizações ambientais, como o Marine Stewardship Council, a Step by Water Alliance e Um Bosque para a Terra.
Ao longo da sua carreira, Nacho Dean tem partilhado as suas experiências através de conferências e eventos internacionais, e é autor de dois livros: Libre y Salvaje (2017), onde relata a sua jornada a pé pelo mundo, e La Llamada del Océano (2020), que descreve a sua expedição a nado entre continentes. A expedição Portugal Azul pretende seguir a mesma orientação de exploração científica e sensibilização ambiental, e dá continuidade a iniciativas anteriores de Nacho Dean, como La España Azul (2023-2024), que percorreu toda a costa espanhola com o mesmo objetivo.
Três meses, sete escalas
A expedição terá início em abril de 2025, com partida do Porto de Leixões. Ao longo de três meses, percorrerá a costa portuguesa, incluindo territórios insulares, e fará escala em sete portos nacionais, culminando na Ria Formosa, no Algarve. Ao longo do percurso, a iniciativa irá sensibilizar as populações para a prevenção de danos ambientais, promover sessões e eventos públicos em escolas e outras entidades, e ainda divulgar atividades desportivas sustentáveis e inclusivas.
A organização da passagem da expedição pela costa marítima do território pertencente ao Distrito 1970 está a cargo dos Rotary Clubs de Porto-Oeste, de Douro Saúde, de Matosinhos, de Aveiro e da Figueira da Foz. Estes clubes desempenharão um papel essencial na dinamização de atividades e no envolvimento das comunidades locais nesta causa.
A organização do evento de apresentação contou com o apoio do CEiiA, da Escola de Música Óscar da Silva e do Hotel TRYP Porto Expo, localizados em Matosinhos.
O Distrito 1970 é constituído por 91 Rotary Clubs e 30 Rotaract Clubs no Norte e Centro de Portugal, e faz parte do Rotary International, uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que veem um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo.
Com 119 anos de história, o Rotary conta hoje com 1,4 milhões de membros em todo o mundo, sempre disponíveis para servir os outros, sendo o Distrito 1970 um dos 530 existentes.