Está a decorrer Verão de Esperança para crianças ucranianas em Santa Maria da Feira
Está a decorrer, desde o dia 26 de julho e até 4 de agosto, a iniciativa SONTSE – Verão de Esperança, desenvolvida pelo Rotary Club Douro e Vouga International, e que proporciona férias a 21 crianças ucranianas da Região de Cherkasy, com idades compreendidas entre os 8 e os 14 anos.
A ideia surgiu após a visita de um membro do Rotary Club Douro e Vouga International à região de Cherkasy, para realizar o levantamento de necessidades de apoio humanitário, e aí ter sido identificada, em contexto de guerra, a carência de espaços de reabilitação e lazer para crianças.
Em resposta, foi concebido um plano de férias destinado a jovens e crianças ucranianas afetadas pelo conflito, pela morte de familiares ou expostas a traumas, que oferecesse não apenas entretenimento, mas também a experiência única de uma praia, algo de que as crianças ucranianas não podem desfrutar devido à situação de conflito.
Projeto com parceria de clube ucraniano e apoios diversos na comunidade
O SONTSE – Verão de Esperança é realizado em parceria com o Rotary Club de Cherkasy, da Ucrânia, e conta ainda com o apoio do Departamento Central do Serviço de Emergência Ucraniano na Região de Cherkasy, do Seminário de Santa Cruz dos Missionários Passionistas, que cederá alojamento às crianças e jovens, da Nasamotor – Veículos e Peças, que prestará apoio às deslocações, e de quase todos os estabelecimentos de restauração da cidade, que proporcionarão pequenos almoços e refeições gratuitas.
O projeto prevê ainda a interação com as crianças que frequentam o Campo de Férias VIVES, promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, um dos parceiros da iniciativa. Pretende-se, assim criar momentos de alegria aos jovens ucranianos, bem como proporcionar descobertas enriquecedoras e a formação de laços de amizade que transcendam as circunstâncias desafiadoras que enfrentam no dia a dia.
António Simões Pinto visita campo de férias e deixa mensagem de esperança
António Simões Pinto, Governador do Distrito 1970, que visitou o campo de férias com Olha Paliychuk, Governadora Eleita do Distrito 2232, da Ucrânia, para o Ano Rotário 2025 – 2026, não deixou de sublinhar o desejo de uma iniciativa futura que possa levar, reciprocamente, crianças e jovens portugueses àquele país, numa clara mensagem de esperança no restabelecimento da paz. Ao constatar igualmente que aquelas crianças nunca haviam tido a oportunidade de ver o mar, o Governador relembrou a importância das parcerias com clubes ucranianos, como a criada no Rotary Club Douro e Vouga International, e as boas relações do Distrito 1970 com o Distrito 2232, para o prosseguimento de projetos como o SONTSE – Verão de Esperança.
O Rotary Club Douro e Vouga International, fundado em 11 de junho de 2021 e atualmente presidido por Salomé Tavares, pertence ao Distrito 1970, atualmente com 91 Rotary Clubs e 30 Rotaract Clubs, e que abrange o Norte e Centro de Portugal. Este é um dos 530 distritos do Rotary International, uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que veem um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo. Com 119 anos de história, o Rotary conta hoje com 1,4 milhões de membros em todo o mundo, sempre disponíveis para servir os outros.