Rotary, Rotary International

Discurso de Mark Daniel Maloney, presidente da The Rotary Foundation, na Convenção de Calgary

24 de junho

Bom dia, membros do Rotary — e bom dia, Calgary! A minha mãe, Doreen, nasceu aqui mesmo em Calgary! Por causa das minhas raízes canadenses, sou cidadão do Canadá, assim como dos Estados Unidos. E, por causa do Rotary, sou um cidadão global a conectar-me com o mundo através da magia da The Rotary Foundation!

Testemunhei pela primeira vez a magia da The Rotary Foundation há 40 anos, quando, com apenas 30 anos e com a cabeça cheia de cabelo preto, servi como presidente do Rotary Club de Decatur, Alabama [nos Estados Unidos]. Durante esse ano, uma equipa de Intercâmbio de Grupos de Estudos patrocinada pela The Rotary Foundation, do Distrito 911 no oeste da Nigéria, visitou o nosso Distrito 686 no norte do Alabama. Como resultado da calorosa receção que a equipa recebeu em Decatur, foi-me dada a oportunidade de liderar a equipa de regresso à Nigéria no ano seguinte.

Dessa experiência até agora, a minha jornada de liderança no Rotary tem sido através da The Rotary Foundation, trabalhando primeiro a nível de clube, depois a nível distrital, depois a nível de zona e, posteriormente, como curador da The Rotary Foundation em meados dos anos 2000.

Assim, para mim, como entusiasta da The Rotary Foundation, ter o privilégio de servir como presidente da The Rotary Foundation neste ano mágico do Rotary tem sido o ponto alto da minha vida de serviço no Rotary. A minha esposa, Gay, e eu tivemos a oportunidade de testemunhar em primeira mão os membros do Rotary no seu melhor, A Fazer o Bem no Mundo.

Enquanto visitávamos a Nigéria em nome da Foundation em janeiro deste ano, observámos o sucesso do Together for Healthy Families in Nigeria, o beneficiário do Prémio Programs of Scale de 2022.

Este projeto Together for Healthy Families está a trabalhar para reduzir a taxa de mortalidade materna e neonatal em áreas específicas da Nigéria. A Gay e eu participámos numa reunião comunitária em que profissionais de saúde treinados forneceram às famílias ferramentas e conhecimentos para melhorar a qualidade dos cuidados de saúde para mulheres grávidas, mães e recém-nascidos na Nigéria. A comunidade e os seus anciãos, representados por três chefes tribais, deram-nos as boas-vindas com danças e tambores!

O Together for Healthy Families in Nigeria começou como um Prémio Programs of Scale, para o qual a The Rotary Foundation concede um subsídio de 2 milhões de dólares entre várias propostas de projetos que cumprem os requisitos do subsídio. Graças a economias do programa, conseguimos aproveitar ao máximo o nosso subsídio e acrescentar 14 instalações de saúde adicionais em todo o país.

Impressionado com os resultados, o governo da Nigéria está a assumir responsabilidades por atividades-chave bem antes do final do programa, garantindo a sua sustentabilidade. Em Abuja, tivemos a oportunidade de nos reunir com o vice-presidente e o ministro federal da saúde, que, juntamente com outros, expressaram o seu profundo apreço pelo programa.

Finalmente, graças ao compromisso generoso do Rotário nigeriano Sir Emeka Offor, este programa não só continuará para além do subsídio Programs of Scale, como também se expandirá para áreas adicionais, reduzindo ainda mais as taxas de mortalidade materna e neonatal!

Ao trabalharmos com membros da comunidade para desenvolver grandes programas e ao medir e partilhar os resultados positivos do nosso serviço, podemos tornar os sonhos realidade. Juntos, estamos a moldar positivamente as nossas comunidades e a inspirar confiança na nossa abordagem à filantropia.

O nosso primeiro beneficiário do Programs of Scale, Partners for a Malaria-Free Zambia, alcançou resultados tão bons que inspirou um programa melhorado chamado Rotary Healthy Communities Challenge, crescendo de um projeto de 6 milhões de dólares para um programa de 30 milhões de dólares apoiado pelos nossos parceiros, a Fundação Gates e a World Vision.

O United to End Cervical Cancer in Egypt, o nosso beneficiário do Programs of Scale de 2023, está a aumentar a consciencialização sobre esta doença totalmente evitável e a incentivar o uso da vacina contra o HPV e rastreios entre os residentes do Cairo. Os resultados que estamos a alcançar irão ajudar-nos a conceber e implementar esforços de prevenção do cancro do colo do útero — como aqueles de que Isabel Scarinci falou há poucos momentos — em mais locais e mais países.

E o beneficiário do Programs of Scale do ano passado, Partners for Water Access and Better Harvests in India, promete ajudar a agricultura sustentável e demonstra como o Rotary pode ajudar o mundo a adaptar-se aos impactos crescentes das alterações climáticas, como ouviram Katharine Hayhoe discutir no palco principal ontem. Tive o privilégio de me reunir com os Rotários na Índia que lideram este projeto.

E recentemente, os Curadores da The Rotary Foundation selecionaram o próximo beneficiário do Prémio Programs of Scale! Rotários, Rotaractistas e membros da família do Rotary, tenho a honra de anunciar a seleção do Programs of Scale de 2025: Pathways to Peace and Prosperity in Colombia! Este programa faz parceria com o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas para fortalecer a capacidade de resolução de conflitos, expandir o acesso a oportunidades económicas e expandir o acesso a programas de serviços sociais em áreas afetadas por conflitos. O objetivo a longo prazo do programa é quebrar o ciclo de violência, pobreza e insegurança alimentar para as vítimas de conflitos, de forma a alcançar uma paz sustentada.

O Pathways to Peace and Prosperity in Colombia demonstra os esforços conjuntos dos Rotary Peace Fellows, ativadores de paz, membros do Cadre, Distritos 4271 e 4281, e do Rotary Club patrocinador de San José de Cúcuta [em Norte de Santander]. Parabéns a todos os membros do Rotary na Colômbia!

Agora, gostaria de dizer algumas palavras sobre a principal prioridade do Rotary — a promessa que fizemos às crianças do mundo de erradicar a pólio.

Em 1988, quando fizemos parceria com a Organização Mundial da Saúde para formar a Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, havia cerca de 350.000 novos casos de pólio a ocorrer anualmente em 125 países. E, como ouviram Bill Gates mencionar anteriormente, reduzimos os casos de poliovírus selvagem em mais de 99,9%.

Mas este progresso notável obscurece os desafios ao longo desta longa jornada. Enfrentámos resistência de governos e populações às vacinas. Lidámos com guerras, desastres e pandemias. Vimos os números teimosamente aumentar e a confiança vacilar.

Mas enfrentámos cada desafio e, ao longo do caminho, construímos confiança. Na verdade, seria correto chamar a campanha da pólio de a maior operação de construção de confiança da história moderna — uma comunidade de cada vez, uma gota de cada vez.

E hoje, continuamos a enfrentar resistência e novos desafios.

No Afeganistão, os vacinadores estão agora proibidos de realizar campanhas de vacinação porta a porta, enquanto no Paquistão, os conflitos, o terrorismo e a migração dificultam o acesso a crianças em certas regiões.

Além disso, fontes-chave de financiamento governamental e de colaboração internacional foram interrompidas, criando novos desafios para as iniciativas globais de saúde. Estes desenvolvimentos apresentam obstáculos para os nossos esforços de erradicação da pólio.

Mas não iremos recuar, porque temos o progresso do nosso lado e temos a verdade do nosso lado. Fomos longe demais para sermos dissuadidos. O Rotary continua a trabalhar nos bastidores, a colaborar ativamente com governos, agências internacionais e parceiros para enfrentar desafios, gerir interrupções e explorar financiamento alternativo. Como organização não política, permanecemos focados em soluções operacionais enquanto servimos comunidades e protegemos a saúde pública.

E os nossos esforços estão a produzir resultados positivos.

No Afeganistão, continuamos a adaptar-nos, a evoluir e a inovar para construir confiança com os pais e comunidades. Para alcançar o maior número possível de crianças num ambiente onde a vacinação porta a porta foi suspensa, o programa do Afeganistão desenvolveu uma estratégia de posto-a-posto, em que mini-postos de imunização são montados a cada cinco casas, e as famílias são incentivadas a trazer as suas crianças para vacinação. Em algumas partes do país, as taxas de cobertura vacinal são semelhantes às alcançadas com a estratégia porta a porta.

No Paquistão, o compromisso político é mais forte do que nunca, o que se traduz numa melhoria de desempenho. Por exemplo, na campanha nacional de imunização contra a pólio em abril, mais de 95% das 45,5 milhões de crianças com menos de cinco anos foram alcançadas com a vacina contra a pólio, demonstrando um nível de qualidade extraordinariamente elevado na campanha. O trabalho agora é manter esse nível de qualidade para acabar com a transmissão do poliovírus de uma vez por todas.

Os ventos da mudança podem mudar, mas com a vossa ajuda, esperança e determinação inabalável — e o vosso apoio financeiro — o compromisso do Rotary de erradicar a pólio permanecerá firme até que a nossa missão esteja completa. Juntos, acabamos com a pólio! Para financiar este trabalho e alcançar estes objetivos, este ano os Curadores da The Rotary Foundation estabeleceram algumas metas de angariação de fundos muito ambiciosas. Introduzi os Marcadores Mágicos do Mark, desafiando os doadores a dar passos adicionais na angariação de fundos, como aumentar o número de contribuintes através do Rotary Direct e o número de membros da Paul Harris Society. E, através da Magia do Rotary, tenho o prazer de anunciar que ambos os números aumentaram!

De facto, as doações também aumentaram este ano, permitindo-nos estar perto da nossa meta de 500 milhões de dólares. As contribuições de final de ano feitas por vocês e pelos vossos clubes podem levar-nos ao topo! Como presidente do Rotary International e como presidente da The Rotary Foundation, a Gay e eu experienciámos os verdadeiros tesouros do mundo: os dedicados membros do Rotary — Rotários, Rotaractores e membros da família do Rotary.

Todos os dias, a cada momento, em todo o mundo, nós, membros dedicados do Rotary, estamos a Fazer o Bem no Mundo, trabalhando com parceiros do Rotary locais e internacionais.

Em Karachi, Paquistão, nós, membros dedicados do Rotary, estamos a apoiar cuidados de saúde que mudam vidas para pessoas de baixos rendimentos, que agora têm acesso a tratamentos de diálise com máquinas financiadas pela The Rotary Foundation.

Em Ecatepec, México, nós, membros dedicados do Rotary, estamos a apoiar o acesso a água potável para mais de 350.000 crianças em idade escolar com a limpeza de sistemas contaminados, financiada pela The Rotary Foundation.

Em Accra, Gana, nós, membros dedicados do Rotary, participámos numa missão de cirurgia de lábio leporino com os médicos que transformam os sorrisos daqueles que nasceram com lábios leporinos e fendas palatinas, financiada pela The Rotary Foundation.

Em Taichung, Taiwan, nós, membros dedicados do Rotary, estamos a desenvolver oportunidades de aprendizagem remota para crianças em áreas distantes, financiadas pela The Rotary Foundation.

Em Delhi, Índia, nós, membros dedicados do Rotary, fornecemos uma unidade móvel de recolha de sangue e equipamentos médicos que apoiam a dádiva da vida, financiados pela The Rotary Foundation.

Em Ogallala, Nebraska, EUA, nós, membros dedicados do Rotary, fornecemos a visão, a mão-de-obra e o apoio financeiro para um parque infantil para todas as crianças, financiado pela The Rotary Foundation.

Nós, membros dedicados do Rotary, fornecemos alimentos; fornecemos água potável; fornecemos cuidados de saúde; fornecemos acesso à literacia; fornecemos ferramentas para a paz.

Nós, membros dedicados do Rotary, vemos o mundo não como ele é, mas como sabemos que pode ser. E agimos para conectar o mundo — através da magia da The Rotary Foundation.

Tenho mais uma coisa para falar esta manhã. Algo verdadeiramente mágico.

Um grande sucesso deste ano tem sido o nosso compromisso coletivo com o Endowment da The Rotary Foundation. De facto, este ano tem sido chamado de “Ano do Endowment”!

Em 2016, os Curadores anunciaram uma meta de aumentar os ativos líquidos do Endowment para 2,025 mil milhões de dólares até 30 de junho de 2025.

E assim, hoje, veem atrás de mim uma fila dos Curadores do Conselho deste ano. Para representar verdadeiramente o trabalho de equipa necessário para alcançar este objetivo, a fila seria ainda mais longa com todos os que serviram como Curadores nos últimos 10 anos. De facto, muitos ex-curadores estão na sala hoje para celebrar.

Se formássemos uma fila com todos os que contribuíram ou se comprometeram com o Endowment, ela passaria por todas as filas de assentos no Saddledome e sairia para as ruas de Calgary!

Agora, amigos, tenho pensado em como celebrar este momento desde outubro de 2022, quando fui selecionado para servir como presidente dos Curadores para um ano do Rotary que sabia que terminaria com o objetivo de duplicar o tamanho e o poder do nosso Endowment.

Numa visão, faço uma grande entrada pela parte de trás da sala, acompanhado por uma orquestra completa.

A minha esposa, Gay, disse não.

Noutra, conduzo o carro dos sonhos do Rotary diretamente para o palco. A equipa técnica disse não. E, noutra ainda, chego ao Saddledome a conduzir uma equipa de cavalos a puxar um chuckwagon do Calgary Stampede!

Todos disseram não!

Então, vou focar-me no que é mais importante. Em cada visão, todos nós celebramos o que um Endowment forte significa para o futuro da nossa Foundation. O Endowment que construímos — juntos — garantirá que continuemos a espalhar a Magia do Rotary por gerações.

Com a ajuda das nossas varinhas mágicas da Foundation, gostaria que os meus colegas Curadores ajudassem a ilustrar o que isto significa para as pessoas que servimos.

Em 2015, os Curadores viram que os Rotários dedicados alcançaram um marco importante ao atingir 1 mil milhão de dólares em investimentos e compromissos.

Agora, 1 mil milhão é bastante bom, mas eles conheciam o poder dos membros dedicados do Rotary. Então, a meta de 2,025 mil milhões de dólares foi estabelecida para duplicar o Endowment em menos de 10 anos! Um Endowment maior permitiria mais subsídios globais, que estavam a começar a ter um impacto duradouro em todo o mundo.

A nova meta foi oficialmente lançada na Convenção de Atlanta de 2017, onde celebrámos o 100º aniversário da Foundation, e apenas dois anos depois, já tínhamos alcançado 25% da meta. Os Rotários e Rotaractores dedicados responderam!

Um Endowment maior significa subsídios globais maiores e um número crescente de Rotary Peace Fellows a trabalhar para reduzir os conflitos em todo o mundo.

Poderiam pensar que uma pandemia global teria reduzido ou eliminado o nosso progresso em direção à meta, mas não, os Rotários e Rotaractores dedicados perseveraram e alcançámos a marca dos 50% em 2021.

Estes Rotários e Rotaractores dedicados sabiam que cada contribuição para o Endowment era uma contribuição para as comunidades do Rotary em que vivemos — do Gana ao México, de Taiwan à Índia, do Canadá ao Japão, do Brasil à Ucrânia. Cada contribuição pode:

  • Salvar mães e crianças.
  • Apoiar comunidades locais.
  • Proporcionar uma educação transformadora.
  • Desenvolver empreendedores.
  • Proteger o nosso planeta.
  • Prevenir e tratar doenças.
  • Garantir água potável e saneamento.
  • E construir a paz. E, da mesma forma, os vossos donativos, compromissos e dedicação importam não apenas hoje, não apenas este ano, mas para as gerações futuras de membros do Rotary. É por isso que a meta de atingir 2025 até 2025 foi estabelecida — não apenas como um número, mas para cumprir a promessa do Rotary para as nossas comunidades.

E hoje temos o orgulho de anunciar que, faltando apenas seis dias para atingir a meta de 2025 até 2025, os Rotários, Rotaractistas e membros da família do Rotary — como todos vocês nesta sala — responderam, e de facto duplicámos o tamanho do Endowment. Então, vamos celebrar!

YAHOOOOOOO!