Dez dicas para inspirar parceiros a colaborar consigo num projeto humanitário
Sabemos que coisas incríveis acontecem quando trabalhamos juntos, e parcerias bem-sucedidas são fundamentais para ampliarmos o impacto do Rotary. Mas como convencer outras pessoas a apoiar a sua iniciativa humanitária?
Num webinar recente, membros e parceiros do Rotary partilharam 10 dicas para identificar e conseguir parceiros:
1. Comprometa-se com ideias ousadas
Procure abordagens ambiciosas que enfrentem a raiz de um problema. Soluções sustentáveis despertarão o interesse de pessoas externas ao Rotary que se preocupam em resolver o mesmo problema. Partilhe essas ideias com potenciais parceiros. Os participantes do painel disseram que o desafio, muitas vezes, não é tanto o dinheiro, mas sim a incapacidade de inspirar os parceiros com as nossas soluções. Ideias ousadas que gerem mudanças duradouras e positivas motivá-los-ão a trabalhar connosco.
2. Desenvolva a sua ideia com a experiência e as ferramentas do Rotary
Ao desenvolver (e posteriormente pôr em prática) a sua ideia ousada, lembre-se de que não precisa de fazer tudo sozinho. Aproveite a experiência existente no Rotary e use ferramentas voltadas para projetos, como:
– A rede de recursos distritais, que inclui membros da Equipa de Consultores Técnicos da The Rotary Foundation e dos Grupos Rotary em Ação.
– O manual Ferramentas para Identificar as Necessidades da Comunidade.
3. Comprove o seu conceito
Comece com um projeto pequeno, doadores locais e recolha dados que mostrem que a sua abordagem é eficaz. Através dessa comprovação, poderá desenvolver soluções para apoiar mais pessoas e atrair doadores maiores. Envolva as autoridades e enfatize como o projeto irá apoiar membros de comunidades específicas. Os participantes do painel sugeriram a seguinte mentalidade: “Faremos isto mesmo que não nos deem o financiamento, mas se nos derem, causaremos este impacto de forma muito mais rápida.”
4. Use a sua rede de contactos rotários para identificar potenciais parceiros
Participe em eventos de distritos e clubes, Assembleias Interclubes, Convenções do Rotary International, feiras de projetos e outras atividades. Participe em programas como os Grupos Rotary em Ação e os Grupos de Companheirismo, que reúnem pessoas com interesses profissionais e pessoais em comum. Sinta-se confiante para entrar em contacto com membros de todo o mundo. O simples facto de dizer “faço parte do Rotary” já lhe permitirá estabelecer relacionamentos. Também pode perguntar aos membros se outras redes profissionais ou organizações das quais fazem parte poderiam estar interessadas na sua solução inovadora.
5. Continue a construir a sua rede de contactos fora do Rotary
Olhe um pouco para além do Rotary. Quem mais na sua comunidade está a trabalhar para resolver problemas semelhantes? Ligue-se a eles! Procure contactos nas suas redes profissionais e sociais que se preocupem com as comunidades que o seu projeto ou programa irá apoiar. Ao trabalhar com parceiros de confiança, pergunte com quem mais eles colaboram. Isso ajudá-lo-á a construir a sua rede de possíveis parceiros. Aborde as promessas de doações financeiras da mesma forma: quando conseguir uma contribuição ou equiparação inicial, mencione isso ao abordar outros parceiros.
6. Identifique potenciais parceiros cujos objetivos estejam alinhados com os seus
Descubra o que os governos e as comunidades locais dizem ser as suas necessidades, e analise quais são os grupos que estão a fazer um trabalho significativo, e que programas e soluções põem em prática. Conheça os seus objetivos e determine se estão alinhados com os seus. Os parceiros que partilham objetivos comuns são mais motivados a encontrar formas de trabalhar juntos, ao combinar os seus pontos fortes para superar as fraquezas e integrar grandes ideias numa solução mais eficiente.
7. Enfatize que o Rotary é “local”, mas está presente em todo o mundo
O impacto do Rotary baseia-se na ação coletiva. Diga aos potenciais parceiros que colaborar com o Rotary significa ter a capacidade de ativar a nossa presença global de uma forma “local”, bem como o nosso compromisso com a prestação de serviços. A nossa rede de pessoas empenhadas em fazer a diferença e com experiência em mobilizar diversos líderes locais significa que os parceiros podem trabalhar com pessoas comprometidas e capazes de pôr em prática soluções sustentáveis e lideradas pela comunidade.
8. Lembre-se de que possíveis parceiros estão à procura de boas ideias
Empresas, fundações familiares, agências governamentais e outros possíveis parceiros estão à procura de oportunidades para usar os seus recursos financeiros para fazer o bem no mundo, bem como de soluções que façam o seu investimento valer a pena. Os membros do Rotary podem apresentar ideias ousadas e programas bem planeados e liderados localmente, dos quais todos podem fazer parte. Convide-os a juntar-se a si para causar mudanças duradouras e positivas.
9. Considere a rejeição como uma oportunidade
Não desanime se os potenciais parceiros disserem não. Peça-lhes comentários e opiniões! Forneça mais informações para esclarecer qualquer mal-entendido. Talvez até prefiram um contexto, uma abordagem ou uma área-alvo diferente da que apresentou. Pense se pode adaptar a sua proposta para incorporar os interesses dos potenciais parceiros e, ao mesmo tempo, trabalhar para atingir os objetivos que têm em comum, ou se pode apresentá-los a outro grupo rotário com o qual possa estar mais alinhado.
10. Reconheça que a consolidação de uma parceria exige tempo
As parcerias são construídas ao longo do tempo e através da manutenção de laços. Os participantes do painel partilharam como solidificaram a confiança necessária para compromissos de longo prazo: começar com colaborações sem financiamento, trabalhar em projetos menores com menos recursos e manter contacto através de atualizações sobre o projeto ou mensagens de fim de ano. A construção desse relacionamento pode levar mais tempo do que imagina, mas a confiança e a compreensão que se desenvolvem tornam a parceria mais propensa a ser bem-sucedida.
Ao utilizar estas dicas, pode envolver potenciais parceiros e desenvolver colaborações duradouras que criem mudanças positivas nas suas comunidades.
Adaptado de Dez dicas para inspirar parceiros a trabalhar com você em um projeto humanitário, Vozes do Rotary