Desafio Rotary de Comunidades Saudáveis irá combater doenças mortais em África
Desafio Rotary de Comunidades Saudáveis irá fortalecer os sistemas de saúde em quatro países
Por Etelka Lehoczky
O Desafio Rotary de Comunidades Saudáveis (Rotary Healthy Communities Challenge), um programa de três anos no valor de 30 milhões de dólares, foi oficialmente lançado para combater doenças na República Democrática do Congo, Moçambique, Nigéria e Zâmbia. O Rotary International está a colaborar com a Fundação Gates e a World Vision para combater a pneumonia, a malária e as doenças diarreicas, que estão entre as principais causas de morte de crianças pequenas e outras populações vulneráveis nestes países.
“O nosso objetivo é capacitar as comunidades através do fortalecimento dos seus sistemas de saúde, garantindo que todas as crianças tenham acesso a cuidados que salvam vidas”, afirma Larry Mapani, responsável do programa na Zâmbia e membro do Rotary Club de Kitwe, Zâmbia. “Este programa não só responde a desafios urgentes de saúde, mas também estabelece as bases para um futuro mais saudável, onde todas as crianças possam prosperar e alcançar o seu pleno potencial.”
O Desafio Rotary de Comunidades Saudáveis tem como objetivo alcançar cerca de 3,5 milhões de pessoas em 700 mil agregados familiares. Além de tratar as doenças-alvo, a iniciativa envolverá as comunidades, sensibilizará para a importância de tratar as doenças atempadamente e melhorará a recolha e a gestão de dados, aspetos essenciais para relatórios de saúde precisos e decisões informadas.
“Esta iniciativa assinala um marco significativo na nossa luta conjunta contra os desafios de saúde infantil”, afirma Marc Nosbach, diretor nacional da World Vision para a Zâmbia. “Demonstra o poder de valores partilhados e de uma dedicação coletiva para criar mudanças sustentáveis e duradouras junto dos que mais precisam.”
Apesar dos declínios substanciais nos últimos 20 anos, a malária, as infeções respiratórias e as doenças diarreicas continuam a ser algumas das principais causas de morte de crianças com menos de cinco anos na África subsariana. Estas três doenças causaram a morte de cerca de um milhão de crianças na região apenas em 2017, segundo um estudo de 2021.
O Desafio Rotary Comunidades Saudáveis utiliza uma abordagem semelhante à do programa “Parceiros para uma Zâmbia Livre de Malária” (Partners for a Malaria-Free Zambia), o primeiro vencedor dos Subsídios de Grande Escala do Rotary, em 2021. Tal como nesse programa, o Desafio Comunidades Saudáveis colaborará com parceiros locais para reforçar os sistemas de saúde existentes. Será realizada a formação, o equipamento e a mobilização de milhares de profissionais de saúde comunitários para alcançar as crianças nas suas próprias comunidades.
“O Rotary está comprometido em melhorar os resultados de saúde, ao capacitar as comunidades”, afirma Aloysius Dele Balogun, responsável do programa na Nigéria e membro do Rotary Club de Agege, Estado de Lagos, Nigéria. “Através desta iniciativa, estamos a equipar os nossos profissionais de saúde comunitários com as ferramentas e a formação necessárias para prestar serviços que salvam vidas, exatamente onde são mais necessários.”
Ao formar profissionais de saúde e reforçar os recursos médicos a nível local, espera-se que o programa produza benefícios para cada país a longo prazo.
“Os profissionais de saúde comunitários são o coração de um sistema de saúde resiliente. Capacitar estes profissionais com as ferramentas e as informações adequadas pode transformar vidas”, afirma Abigail Pratt, responsável sénior de programas da Fundação Gates. “Esta nova fase da nossa parceria com a World Vision e o Rotary International ajudará a garantir que estes indivíduos dedicados tenham os recursos de que necessitam para proteger as crianças e construir comunidades mais saudáveis.”
Saiba mais sobre o Desafio Rotary de Comunidades Saudáveis.
Traduzido de Program launches to fight deadly diseases in Africa, de Rotary International