Rotary International

Curar as feridas da guerra na Ucrânia – visíveis e invisíveis

Por Pat Merryweather-Arges

Conheci a Dra. Olha Paliychuk pouco depois da invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022. Como ambas trabalhamos na área da saúde, eu sabia quais eram as necessidades prioritárias para tratar os ferimentos físicos em situações de emergência, e comunicávamos frequentemente por e-mail e WhatsApp. Ao mesmo tempo, a Associação Médica Ucraniana da América do Norte (UMANA) abriu um armazém perto do aeroporto O’Hare e começaram a chegar donativos médicos de todo os EUA, especialmente das áreas de Chicago e Wisconsin.

O Distrito 6450 do Rotary iniciou uma campanha de angariação de fundos para adquirir material e equipamento médico de grande necessidade, conforme identificado pelos membros do Rotary na Ucrânia. Comprámos equipamentos e consumíveis e conseguimos transporte aéreo através da UMANA. Muitos membros do Rotary e não membros fizeram doações para a Ucrânia através do distrito.

Também trabalhámos com a Dra. Olha para identificar necessidades quando o Rotary estabeleceu os Subsídios para Catástrofes para a Ucrânia. Nos primeiros 18 meses, tornou-se prioritária a necessidade de equipamento cirúrgico avançado para tratar traumatismos cerebrais, amputações de membros e danos internos causados por ataques de morteiro e estilhaços.

Ao mesmo tempo, tornou-se evidente o impacto da guerra sobre as crianças e os familiares de militares da linha da frente e de profissionais de saúde. Nos últimos dois anos, tem havido um foco crescente no apoio à saúde mental das crianças, das suas famílias e dos militares. Esse apoio foi agora alargado para incluir os trabalhadores da emergência e da saúde.

Embora as feridas físicas possam sarar com o tempo, as feridas mentais da guerra são profundas e difíceis de tratar sem apoio psicológico. Mesmo aqueles que não têm ferimentos físicos sofrem com os traumas mentais da guerra.

A guerra não é natural. As crianças e os adultos não são treinados para se ferirem uns aos outros, mas sim para serem gentis e prestáveis. A guerra tem um impacto psicológico devastador sobre todos os envolvidos no conflito.

A Dra. Olha incorporou as necessidades de saúde mental como uma prioridade nos seus esforços humanitários no Rotary, pois a necessidade é enorme e, por vezes, avassaladora. Como Governadora de Distrito Eleita, Olha estará nos Estados Unidos para o evento anual de formação do Rotary em Orlando, no início de fevereiro. Esta foi a oportunidade ideal para planear uma conferência e convidar outros especialistas para discutir o impacto da guerra na saúde mental.

Evento especial: Curar as feridas da guerra, visíveis e invisíveis

A conferência terá lugar a 4 de fevereiro em Chicago, no Centro Cultural Ucraniano. Será uma oportunidade para os Rotary Clubs do distrito e de outras regiões, bem como para o público em geral, se envolverem e aprenderem como podem ajudar. O evento, de participação gratuita, incluirá aperitivos e um bar pago.

Oradores:

  • Dra. Olha Paliychuk, MD, Ph.D, MSc, MBA – Natural da Ucrânia, é médica certificada em ginecologia oncológica. Membro do Rotary Club de Cherkasy, tem desempenhado um papel fundamental na identificação de necessidades em termos de equipamentos, consumíveis e serviços para a Ucrânia. Tem sido uma fonte constante de apoio para os ucranianos e para os membros do Rotary ao longo da guerra.
  • John Hewko – CEO e Secretário-Geral do Rotary. Os pais de Hewko, de origem ucraniana, chegaram aos Estados Unidos em 1949, depois de terem passado quatro anos num campo de refugiados no sul da Alemanha. Hewko cresceu a falar ucraniano em casa e viveu na Ucrânia com a esposa, Marga, entre 1991 e 1996. Em 1991-1992, teve um pequeno papel na elaboração do rascunho inicial da Constituição pós-soviética da Ucrânia e na participação em grupos de trabalho que desenvolveram as primeiras iniciativas legislativas do país após a independência. Ele e a esposa mantêm fortes laços familiares e profissionais na Ucrânia e têm sido defensores ativos do povo ucraniano.
  • Chris Manson – Vice-presidente de Assuntos Governamentais da OSF Healthcare, com sede em Peoria, Illinois, Estados Unidos. Ex-oficial militar e técnico de emergência médica (EMT), trabalhou em colaboração com a UMANA e outras organizações para criar o programa Ambulâncias para a Ucrânia, que enviou dezenas de veículos de emergência médica para o país. As ambulâncias foram angariadas em comunidades de todos os Estados Unidos, incluindo Chicago e a cidade natal de Manson, Naperville. Estão programadas mais sete entregas ainda este mês.
  • Dra. Olga Maihutiak – Líder médica da MedGlobal para as necessidades médicas da Ucrânia, trabalha em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Já formou mais de 260 médicos da linha da frente em Chernihiv, Poltava, Odessa e Dnipro em técnicas essenciais de ecografia portátil (Point-of-Care Ultrasound – POCUS) e com a Butterfly Network. Faz parte do conselho da UMANA, do projeto Ambulâncias para a Ucrânia e do Comité do Congresso Ucraniano da América.

A conferência abordará as necessidades da Ucrânia, bem como a importância de promover a paz e resolver conflitos. A guerra não é natural, e é por isso que a paz é uma das principais causas do Rotary. Todos os anos, o Rotary atribui até 130 bolsas de estudo totalmente financiadas para líderes dedicados de todo o mundo estudarem em Centros Rotary pela Paz. Desde o início do programa em 2002, os Centros Rotary pela Paz já formaram mais de 1.700 bolseiros, que agora trabalham em mais de 140 países.

O nosso objetivo com esta conferência é aumentar a compreensão sobre as crescentes necessidades de saúde física e mental na Ucrânia à medida que a guerra se aproxima dos três anos de duração, identificar áreas em que o Rotary pode ajudar no processo de cura e desenvolver estratégias para que os Centros Rotary pela Paz e os Bolseiros Rotary pela Paz possam contribuir para a promoção da paz.

Pat Merryweather-Arges foi Vice-Presidente do RI em 2023-24 e é membro do Rotary Club de Naperville, Illinois, EUA.

Traduzido de Healing the wounds of war in Ukraine – visible and invisible, Rotary 360.