Celorico de Basto e Ossobô, em São Tomé e Príncipe, mais próximos com Memorando de Entendimento entre clubes
No passado dia 14 de agosto de 2024, foi assinado um Memorando de Entendimento entre o Rotary Club de Celorico de Basto e o Rotary Club de Ossobô, São Tomé e Príncipe, marcando o início de uma colaboração internacional destinada a promover a educação e melhorar as condições de ensino naquele país africano.
O Memorando foi oficializado pelas Presidentes de ambos os Rotary Clubs para o ano rotário 2024-2025, Filomena Esteves, do clube português, e Manuela Costeira, do clube são-tomense, num gesto de solidariedade que, segundo informa um comunicado conjunto, “reforça os laços entre Portugal e São Tomé e Príncipe, no espírito rotário de servir a humanidade.”
Escola Básica de Santa Luzia
No âmbito do Memorando de Entendimento, o Rotary Club de Celorico de Basto e o Rotary Club de Ossobô decidiram unir esforços para concretizar o projeto “Reabilitação da Escola Básica de Santa Luzia”, e assim assumir a renovação total das instalações escolares, bem como a aquisição de mobiliário e equipamento escolar adequado às necessidades dos alunos.
Situada numa das áreas mais desfavorecidas de São Tomé e Príncipe, e com cerca de 200 alunos, entre os 3 e os 12 anos de idade, a Escola Básica de Santa Luzia encontra-se em estado crítico e com infraestruturas severamente degradadas, incluindo o telhado, as paredes, os pavimentos, as instalações sanitárias e elétricas. As condições de segurança que apresenta, não só comprometem a qualidade do ensino e da aprendizagem, mas também colocam em risco a segurança das crianças, bem como do corpo docente.
Adicionalmente, a escola enfrenta o desafio de expandir a sua oferta educativa, com planos para incluir uma creche que servirá cerca de cinquenta crianças.
O projeto conta com o apoio dos distritos rotários correspondentes, Distrito 1970 e Distrito 9150, e encontra-se em fase de candidatura a um Subsídio Global da The Rotary Foundation. Também as autoridades de São Tomé e Príncipe apoiam a iniciativa, no sentido de mobilizar recursos para a melhoria das infraestruturas escolares, e apoiar a educação como pilar fundamental no desenvolvimento do país.
Um Livro, um Amigo
Os laços do Rotary Club de Celorico de Basto com o arquipélago são-tomense alargam-se a outras iniciativas, como o compromisso da doação de, pelo menos, cinco mil livros por ano para a Biblioteca Nacional de São Tomé e Príncipe.
A iniciativa “Um Livro, um Amigo – vamos fazer uma Criança mais Feliz!”, que teve início em 2021, permitiu não só levar livros a várias escolas e às prateleiras da mais importante biblioteca do país, bem como já equipou a instituição com dez computadores e prestou formação técnica a bibliotecários.
Projeto Educa
Com apoios locais, e em parceria com os dois clubes de São Tomé e Príncipe, o Rotary Club de São Tomé, fundado em 1992, e o Rotary Club de Ossobô, fundado em 2017, está a ser levado a cabo o Projeto Educa, que, desde o início do ano letivo passado, tem dez jovens são-tomenses, cinco alunas e cinco alunos, a estudar na Escola Profissional Agrícola Engenheiro Silva Nunes, no concelho de Celorico de Basto.
Estes jovens completaram já o 10º ano, e preparam-se agora para continuar o seu percurso nesta escola profissional que se assume como referência na região, ao capacitar para as necessidades de desenvolvimento do setor agroflorestal. Todos os apoios têm sido prestados aos jovens por parte das entidades envolvidas, de forma a que permanência numa escola afastada do seu local de origem seja harmonioso.
O Rotary Club de Celorico de Basto, fundado em 2012, conta atualmente com 30 membros, e faz parte do Distrito 1970, que é constituído por 91 Rotary Clubs e 30 Rotaract Clubs no Norte e Centro de Portugal.
O Rotary International é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que veem um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo. Com 119 anos de história, o Rotary conta hoje com 1,4 milhões de membros em todo o mundo, sempre disponíveis para servir os outros, sendo o Distrito 1970 um dos 530 existentes.