António Simões Pinto e Fernado Ruas na Câmara Municipal de Viseu
VOG´s 2024/25

António Simões Pinto visita Rotary Clubs de Tondela e de Viseu

No dia 18 de novembro, António Simões Pinto, Governador do Distrito 1970 do Rotary International, realizou uma Visita Oficial conjunta aos Rotary Clubs de Tondela e de Viseu. O dia de António Simões Pinto nestas duas cidades incluiu visitas institucionais, empresariais, culturais e sociais, tendo sido realçada a relevância das parcerias locais e dos projetos desenvolvidos por ambos os clubes.

Manhã dedicada a Tondela, com passagem por uma empresa

A visita teve início na Câmara Municipal de Tondela, onde António Simões Pinto foi recebido pela Presidente do Município Carla Antunes e pelos Vereadores Vera Machado e Francisco Fonseca. Do encontro, João Carlos Mendes, Presidente do Rotary Club de Tondela, destacou as “excelentes relações” entre o clube e a Autarquia, que cede espaço para a sede do clube. De igual modo, através de um acordo entre o clube e a União de Freguesias de Tondela e Nandufe, esta cede espaços para o funcionamento da Universidade Sénior de Rotary de Tondela.

António Simões Pinto recebe da Presidente do Município de Tondela, Carla Antunes, uma peça de artesanato do concelho.

Após o almoço, seguiu-se a reunião com o Conselho Diretor do Rotary Club de Tondela, onde foram discutidos os desafios do clube, incluindo a criação de um Interact Club e a necessidade de aumentar o quadro associativo. Também se abordaram projetos concluídos e em curso, como o apoio às vítimas dos incêndios de 2017, as bolsas de estudo realizadas em colaboração com a Fundação Rotária Portuguesa e a criação da Bolsa Isolinda Figueiredo, em memória da esposa de um membro clube. Esta bolsa destinar-se-á a alunos que se distingam pelo seu sentido ético e de cidadania.

Posteriormente, o Governador visitou a Tojaltec, uma empresa inovadora de engenharia e conceção de máquinas industriais adaptadas às necessidades dos clientes. Esta empresa desenvolve todo o processo de construção de máquinas, desde o projeto 3D, a execução e maquinação de peças, a montagem, e ainda a criação e inclusão de programação adaptada às exigências requeridas. Fundada em 2001, a Tojaltec é reconhecida pela sua capacidade técnica e excelência no mercado nacional e internacional, sendo um exemplo de dinamismo empresarial do concelho.

António Simões Pinto foi recebido na Tojaltec por Cândido Roque, proprietário da empresa. A acompanhar o Governador, encontra-se João Carlos Mendes, Presidente do Rotary Club de Tondela (ao centro, na imagem).

Tarde marcada por uma atuação do Coro da Universidade Sénior de Rotary de Viseu

A segunda parte do dia decorreu em Viseu, começando com a visita ao Marco Rotário, um símbolo da presença rotária na cidade. De seguida, António Simões Pinto deslocou-se à Universidade Sénior de Rotary de Viseu (USR de Viseu), onde assistiu a uma aula de música e a uma atuação do Coro Sénior da instituição, que este ano letivo conta com mais de 200 alunos.

Susana de Melo Abreu, Presidente do Rotary Club de Viseu, destacou que a USR de Viseu conta com o apoio da Santa Casa da Misericórdia e da Autarquia, que contribui diretamente para o arrendamento do espaço e disponibiliza salas no Orfeão de Viseu para eventos e atividades. Já na Câmara Municipal de Viseu, o Governador foi recebido pelo Presidente Fernando Ruas, num momento que reforçou as “relações muito boas” entre o clube e a Autarquia (imagem principal).

António Simões Pinto (à direita, na imagem) visitou o Marco Rotário de Viseu. Este clube, presidido por Susana de Melo Abreu (junto ao Governador), conta com 90 anos de história.

A visita prosseguiu com a reunião entre António Simões Pinto e o Conselho Diretor do Rotary Club de Viseu, no local onde iria terminar o dia em companheirismo. Entre os temas discutidos, destacou-se o memorando com a Visabeira, que apoia financeiramente projetos humanitários do clube. Também foram mencionadas as iniciativas para aumentar a visibilidade do clube, incluindo a campanha para a erradicação da Poliomielite. Esta conta com ações de angariação de fundos, como a colocação de uma coluna de recolha de donativos no átrio do Hospital de Viseu, e que seguirá posteriormente para outros locais.

Atuação do Coro da Universidade Sénior de Rotary de Viseu.

O clube tem-se destacado igualmente por outros projetos, como a motorização de cadeiras de rodas para lares de idosos, realizada em parceria com outros clubes da região. Ainda em parceria com outros clubes, e após o Rotary Club de Viseu ter alertado os presidentes do Distrito 1970, deu-se início a uma campanha para ajudar uma família que perdera todos os bens nos últimos incêndios. Devido a esta súbita perda, a filha não teria a possibilidade de iniciar os estudos no Ensino Superior. No mesmo dia, os Rotary Clubs de Amarante, de Coimbra-Saúde, de Marco de Canaveses, de Tondela, de Vila Nova de Gaia e de Viseu, juntaram 900 euros destinados à jovem, que teve assim a oportunidade de matricular-se em Direito.

Admissão de novos membros e presença de 22 clubes

O dia encerrou com a presença de mais de uma centena de convidados, incluindo representantes de 21 clubes do Distrito 1970 e ainda do clube padrinho do Rotary Club de Viseu, Rotary Club de Lisboa, do Distrito 1960. Na ocasião, foram admitidos seis novos membros ao Rotary Club de Viseu, três deles honorários.

O Rotary Club de Tondela conta com 20 anos de história e sete membros, e o Rotary Club de Viseu, fundado há 90 anos tem atualmente 43 membros. Ambos os clubes integram o Distrito 1970, que é constituído por 91 Rotary Clubs e 30 Rotaract Clubs no Norte e Centro de Portugal. O Rotary International, com 1,4 milhões de membros em todo o mundo, é uma rede global de líderes comunitários que se unem para causar mudanças positivas e duradouras nas suas comunidades.