António Simões Pinto visita Rotary Clubs de Mangualde e de Celorico da Beira
Ontem, dia 10 de outubro, o Governador do Distrito 1970, António Simões Pinto, realizou a sua Visita Oficial aos Rotary Clubs de Mangualde e Celorico da Beira. A visita decorreu em Mangualde, tendo sido organizada pelo clube rotário daquela cidade
A visita oficial começou na Câmara Municipal de Mangualde, onde António Simões Pinto foi recebido pelo Vice-Presidente do Município, João Cruz, e pela Vereadora Maria José Coelho. Durante este encontro, foram sublinhadas as boas relações institucionais e colaborações entre a Câmara e o Rotary Club de Mangualde, entre as quais o apoio municipal às atividades da Universidade Sénior de Rotary de Mangualde, à qual é cedido um espaço. João Cruz destacou o impacto significativo que o clube tem tido no concelho, ao referir o papel de parceiro ativo do Rotary na comunidade mangualdense, nomeadamente em áreas como a educação, a cultura e o apoio social.
A visita prosseguiu com uma deslocação à Beirodial – Centro Médico de Diálise de Mangualde, SA (na imagem pricipal), uma empresa que presta serviços essenciais na área da saúde a utentes de grande parte da região centro do país. Com cerca de duas décadas de história e novas instalações, a Beirodial foi reconhecida como PME Líder em 2023. A visita permitiu dar a conhecer ao Governador a importância desta empresa no tecido empresarial e social da região, com destaque para a prestação de serviços de diálise de qualidade, constituindo-se como uma referência no setor.
De seguida, António Simões Pinto visitou a Universidade Sénior de Rotary de Mangualde, um dos projetos mais emblemáticos do Rotary Club de Mangualde. Com 19 disciplinas disponíveis e 97 inscritos no novo ano letivo, que tem início no dia 14 de outubro, a Universidade Sénior oferece uma vasta gama de atividades, que incluem conferências, exposições de artes e bordados, festejos de Natal e viagens de estudo. Durante a visita, o Governador teve a oportunidade de assistir a uma aula de pintura, onde testemunhou o entusiasmo e a dedicação dos alunos.
No âmbito da Visita Oficial, António Simões Pinto reuniu com o Conselho Diretor de ambos os clubes em simultâneo, a pedido do Rotary Club de Celorico da Beira, na perspectiva de colaboração de ambos e de apoio a este último.
O Rotary Club de Mangualde, liderado por Luís Ângelo e atualmente com 14 membros, destacou o seu compromisso com a comunidade local. Entre os projetos em curso, o clube atribui bolsas de estudo anuais a jovens do concelho, com o apoio da Fundação Rotária Portuguesa e empresas patrocinadoras. Estas bolsas são cada vez mais procuradas pelos jovens, com muitos a aproximarem-se do clube com a documentação necessária, sinal de que o projeto tem um impacto significativo na comunidade, segundo Luís Ângelo. Além disso, o clube colabora há 20 anos com o Agrupamento de Escolas de Mangualde, na atribuição de prémios de mérito aos alunos do 12º ano, num reforço da ligação à educação e ao futuro da juventude local.
Outro projeto de grande relevância é a recolha anual de óculos usados, realizada em parceria com ópticas locais e uma empresa francesa, possível com a colaboração de um Lions Club daquele país. Os óculos restaurados destinam-se a populações carenciadas em África. No último ano rotário, foram recolhidos e recuperados 163 pares de óculos, um número que, segundo o Presidente do clube, reflete a adesão da comunidade mangualdense a este projeto solidário.
Durante a reunião, o Rotary Club de Mangualde, apresentou algumas das suas iniciativas futuras, como a refeição frugal, a realizar por ocasião do Dia Mundial do Combate à Poliomielite, 24 de outubro, com o objetivo de angariar fundos para a luta global contra esta doença.
Outro destaque apresentado foi a colaboração com os Bombeiros Voluntários de Mangualde e de Penalva do Castelo, para os quais a Universidade Sénior de Rotary de Mangualde irá organizar dois saraus solidários em novembro. Além disso, irá promover uma campanha de reflorestação das áreas ardidas durante os incêndios deste verão.
O clube, presente no concelho desde 1985, está também a trabalhar em conjunto com os Rotary Clubs de Viseu, Seia, Guarda e Covilhã para candidatar-se a subsídios da The Rotary Foundation, que irão ser destinados à aquisição de dispositivos que facilitem a mobilidade de pessoas em cadeiras de rodas. O Presidente do clube afirmou que, com esta iniciativa, se pretende promovendo a inclusão e o bem-estar de pessoas com mobilidade reduzida.
A reunião com o Rotary Club de Celorico da Beira, presidido por Pedro Herlander e presente naquele concelho desde 2013, foi marcada pela discussão dos desafios que o clube enfrenta, devido ao número reduzido de membros. De Pedro Herlander, que é também membro fundador do clube e um dos seus dois atuais membros, ficou a convicção de que o clube tem viabilidade, tendo expressado a sua vontade de aumentar o quadro associativo. De António Simões Pinto, ficou o compromisso do apoio da Governadoria ao crescimento do clube, condição essencial para a reativação em pleno da sua atividade. Irão ser promovidos contactos com a sociedade Celoricense, de modo a aquilatar da possível entrada de vários novos membros no clube.
O dia terminou com um jantar de companheirismo em Mangualde, que reuniu cerca de uma dezena de clubes, além de representantes das autarquias e outros convidados. O Rotary Club de Mangualde admitiu um novo membro, tendo António Simões Pinto destacado a importância do reforço do quadro associativo, essencial para a continuidade dos ideais rotários.
Os Rotary Clubs de Mangualde e Celorico da Beira fazem parte do Distrito 1970, que é constituído por 91 Rotary Clubs e 30 Rotaract Clubs no Norte e Centro de Portugal. O Rotary International, com 1,4 milhões de membros em todo o mundo, é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que se unem para causar mudanças positivas e duradouras nas suas comunidades.