VOG´s 2024/25

António Simões Pinto visita Rotary Clubs da Senhora da Hora, Leça do Balio e São Mamede de Infesta

No passado dia 9 de janeiro, António Simões Pinto, Governador do Distrito 1970 do Rotary International, realizou uma Visita Oficial aos Rotary Clubs da Senhora da Hora, Leça do Balio e São Mamede de Infesta, no concelho de Matosinhos.

Os três clubes visitados por António Simões Pinto têm histórias e dinâmicas distintas, mas partilham o compromisso com o serviço à comunidade. Fundado em 1986, o Rotary Club da Senhora da Hora, presidido por Adelaide Sousa, conta com 21 membros. O Rotary Club de Leça do Balio, liderado por Rodolfo Fraga Gomes, foi fundado em 2010 e agrega 17 membros. Já o Rotary Club de São Mamede de Infesta, presidido por Martins de Lima, remonta a 1989 e é composto por sete membros. Os três clubes desempenham papeis ativos no concelho de Matosinhos.

O programa desta Visita Oficial do Governador incluiu momentos de grande significado histórico e social. António Simões Pinto teve oportunidade de visitar a Quinta de São Gens, na Senhora da Hora, um marco histórico dos limites exteriores da cidade do Porto, que contou na sua criação com o contributo do arquiteto Nicolau Nasoni. O conjunto – quinta, casa e jardins -, como exemplares de arquitectura civil do século XVIII, encontra-se em Vias de Classificação.

Posteriormente, António Simões Pinto foi recebido na Universidade Sénior de Rotary em Matosinhos. Esta instituição, que se destaca como uma referência na educação sénior e na promoção da qualidade de vida da população mais idosa, foi fundada em 2007 pelos clubes rotários do concelho: Rotary Clubs de São Mamede de Infesta, da Senhora da Hora, de Leça da Palmeira e de Matosinhos, aos quais se juntou posteriormente o Rotary Club de Leça do Balio. Conta ainda, desde a sua fundação, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, que se associou aos clubes na concretização deste projeto.

Em São Mamede de Infesta, António Simões Pinto (à direita, na imagem) visitou a Casa do Kastelo, a primeira unidade de cuidados continuados e paliativos pediátricos em Portugal e na Península Ibérica.

Outro ponto alto foi a visita, em São Mamede de Infesta, à Casa do Kastelo, a primeira unidade de cuidados continuados e paliativos pediátricos em Portugal e na Península Ibérica. A agenda incluiu ainda uma visita ao Mosteiro de Leça do Balio, monumento do qual se conhece a sua existência desde pelo menos o século X, com uma longa história ligada às ordens religiosas e militares. Está classificado como Monumento Nacional desde 1910.

António Simões Pinto (terceiro desde a esquerda, na imagem) visitou ao Mosteiro de Leça do Balio, monumento do qual se conhece a sua existência desde pelo menos o século X.

O Governador António Simões Pinto reuniu-se com os Conselhos Diretores dos três clubes, tendo ficado a conhecer os projetos em curso e os desafios enfrentados por cada um.

Entre os diversos projetos destacados esteve a campanha Leite para São Tomé, no qual o Rotary Club da Senhora da Hora colaborou com a Amparo da Criança, IPSS na recolha de leite em pó, farinhas lácteas, papas, bolachas, fraldas e toalhitas. Estes bens foram enviados para São Tomé e Príncipe.

De destaque, ainda, estiveram os Prémios de Mérito Escolar atribuídos aos alunos do Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora pelo clube rotário daquela cidade.

Com a presença de 40 participantes, incluindo rotários e representantes da União de Freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora, o dia terminou com um jantar de companheirismo, durante o qual foi admitida uma nova rotária ao Rotary Club da Senhora da Hora. Esta admissão surge em resposta ao desafio lançado pela Presidente daquele clube, Adelaide Sousa, tendo em vista o fortalecimento do quadro associativo.

Durante a Visita Oficial do Governador, foi admitida uma nova rotária ao Rotary Club da Senhora da Hora.

O evento contou ainda com a atuação do grupo coral do Rotary Club da Senhora da Hora. A troca de presentes entre António Simões Pinto e os Presidentes dos três clubes, finalizou esta Visita Oficial do Governador em ambiente de companheirismo, sempre presente, aliás, ao longo de todo o dia.

António Simões Pinto ofereceu a cada um dos Presidentes um azulejo artesanal com a representação de uma garça-vermelha. Na imagem, da esquerda para a direita: Rodolfo Fraga Gomes (Rotary Club de Leça do Balio), Adelaide Sousa (Rotary Club da Senhora da Hora), António Simões Pinto, e Martins de Lima (Rotary Club de São Mamede de Infesta).

Os Rotary Clubs da Senhora da Hora, Leça do Balio e São Mamede de Infesta, fazem parte do Distrito 1970, que é constituído por 91 Rotary Clubs e 30 Rotaract Clubs no Norte e Centro de Portugal.

O Rotary International, com 1,4 milhões de membros em todo o mundo, é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que se unem para causar mudanças positivas e duradouras nas suas comunidades.