António Simões Pinto visita Rotary Club de Paços de Ferreira e sublinha importância de projetos duradouros
António Simões Pinto, Governador do Distrito 1970, realizou ontem, dia 12 de setembro, uma Visita Oficial ao Rotary Club de Paços de Ferreira, um clube recente com 21 membros.
A visita teve início com uma receção na Câmara Municipal de Paços de Ferreira, onde o Governador foi recebido pelo Vereador Júlio Morais (à direita na imagem principal da notícia). Durante o encontro, foi discutida a importância de uma colaboração profícua entre o clube e a autarquia, acolhida favoravelmente por ambas as partes. Entre os temas abordados, estiveram a importância de dar a conhecer o Rotary Club de Paços de Ferreira à comunidade local, e a necessidade de encontrar uma sede permanente para o clube. Atualmente, as reuniões decorrem numa sala cedida pela Autarquia, num edifício do Parque Urbano de Paços de Ferreira, que, por ser partilhada com outras atividades, não permite a guarda de património.
O Presidente do clube, António Coelho, sublinhou que, apesar de a Autarquia ter estado representada na cerimónia de entrega da Carta Constitucional do clube, em 20 de junho, esta foi a primeira receção oficial na Câmara Municipal. Durante esta ocasião, o clube teve a oportunidade de apresentar o seu Plano de Ação, sensibilizando a Autarquia para o trabalho que pretende desenvolver na comunidade.
António Simões Pinto reuniu-se, posteriormente, com o Conselho Diretor do clube rotário pacense. Durante o encontro, foi destacado o trabalho já realizado pelo clube, apesar da sua curta existência, como o almoço solidário organizado em agosto, que resultou na recolha de rações e outros bens para instituições de proteção animal do concelho.
O Rotary Club de Paços de Ferreira encontra-se já a desenvolver duas linhas de ação prioritárias, segundo informou o seu Presidente. O combate ao isolamento, nas suas várias formas e em todas as gerações, será “uma prioridade, pois frequentemente este fenómeno observa-se nas pessoas ou grupos sociais que menos esperamos”, afirmou António Coelho. A segunda área de ação será a promoção da literacia financeira, ao capacitar a comunidade para uma gestão mais consciente e adequada das suas poupanças a longo prazo, com o objetivo de garantir uma maior sustentabilidade social.
Durante o jantar que se seguiu à reunião, estiveram presentes diversos clubes do Distrito 1970, assim como várias dezenas de rotários e convidados, o que deixou o Presidente, António Coelho, “confiante quanto ao crescimento do clube no concelho de Paços de Ferreira”.
O Governador António Simões Pinto destacou a importância de se concretizarem projetos visíveis, duradouros e de valor para a comunidade, tendo ainda sublinhado a necessidade do reforço contínuo do quadro associativo e da persecução dos ideais rotários em toda a sua plenitude.
O concelho de Paços de Ferreira, no distrito do Porto, é conhecido pela sua importante indústria de mobiliário, responsável por grande parte das exportações do setor em Portugal. Com uma população de cerca de 56 mil habitantes distribuídos por 12 freguesias, Paços de Ferreira combina a atividade industrial com um rico património cultural, que inclui monumentos como a Citânia de Sanfins ou o Mosteiro de Ferreira, e ainda vastas áreas verdes. O concelho tem-se afirmado como um centro de desenvolvimento económico, graças à sua capacidade de inovação e ao crescimento das pequenas e médias empresas locais.
O Rotary Club de Paços de Ferreira integra o Distrito 1970, que abrange 91 Rotary Clubs e 30 Rotaract Clubs no Norte e Centro de Portugal. Com 1,4 milhões de membros a nível global, o Rotary International é uma rede de líderes comunitários que trabalham em prol de mudanças positivas e duradouras nas suas comunidades.