António Simões Pinto visita Rotary Club de Figueira da Foz
Ontem, 19 de setembro, o Governador do Distrito 1970, António Simões Pinto, realizou uma Visita Oficial ao Rotary Club de Figueira da Foz, um clube fundado em 1938 e atualmente com 37 membros.
A visita teve início na Câmara Municipal da Figueira da Foz, onde o Governador foi recebido pela Vice-Presidente do Município, Anabela Tabaçó (na imagem principal). Em declarações após a Visita Oficial do Governador, António Simões Pinto destacou a “excelente colaboração do Município com o clube, mormente ao nível do programa de bolsas de estudo, apoiado pela Câmara Municipal”.
O Governador visitou de seguida a Incubadora de Empresas da Figueira da Foz (IEFF), que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e rejuvenescimento do tecido empresarial da região. Durante a visita, António Simões Pinto teve oportunidade de conhecer o laboratório MAREFOZ, uma infraestrutura da Universidade de Coimbra integrada no MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente. O MAREFOZ apoia empresas e a autarquia, através da promoção da transferência de resultados de investigação e desenvolvimento (I&D) para o mercado, com o objetivo de afirmar a região tanto a nível nacional como internacional, de uma forma sustentável e de implementação da Economia Azul.
Durante esta Visita Oficial do Governador, António Simões Pinto conheceu igualmente a STREAK – Engenharia em Automação, LDA., uma empresa reconhecida como parceiro tecnológico de excelência nas áreas da automação industrial e controlo de processos. A escolha da STREAK para esta visita do Governador destaca a sua abordagem inovadora em matéria de sustentabilidade, de forma a responder aos emergentes desafios ambientais e energéticos com soluções avançadas e de compromisso com o futuro, segundo salientou o Presidente do Rotary Club de Figueira da Foz, Nunes Lopes.
Posteriormente, o Governador reuniu com o Conselho Diretor do Rotary Club de Figueira da Foz, tendo ficado a par dos projetos em curso deste antigo e conhecido clube.
Nuno Lopes referiu que a reunião com o Governador foi “produtiva”, tendo-se conseguido “fazer companheirismo e trabalhar em simultâneo”. O Presidente do clube destacou ainda a forma prática e objetiva como António Simões Pinto aconselhou estratégias para o fortalecimento das iniciativas comunitárias do clube, num ambiente descontraído e com profissionalismo.
O Rotary Club de Figueira da Foz, com membros que acumulam mais de 50 anos de dedicação ao Rotary, tem-se destacado pelos seus projetos de impacto na comunidade. Um dos projetos de maior notoriedade é o “Mare Oceanus”, que visa aproximar as crianças do concelho ao mar e sensibilizá-las para a importância da preservação dos recursos marinhos. Esta iniciativa proporciona a muitas crianças a sua primeira experiência a bordo de um barco, contando com o apoio de diversas entidades locais e regionais, tanto públicas como particulares.
Outro projeto de destaque, “Sou do Tamanho do que Vejo”, oferece óculos a crianças desfavorecidas do concelho, de forma a garantir-lhes melhores condições para o seu desenvolvimento. Além disso, o clube organiza anualmente cabazes de Natal para famílias carenciadas e apoia diversos estudantes através da atribuição de bolsas de estudo.
Conhecida como “A Rainha das Praias de Portugal”, a Figueira da Foz constitui um concelho do Distrito de Coimbra com 59 mil habitantes distribuídos por 18 freguesias, sendo considerada um destino balnear de eleição desde o final do século XIX.
O Rotary Club de Figueira da Foz faz parte do Distrito 1970, que é constituído por 91 Rotary Clubs e 30 Rotaract Clubs no Norte e Centro de Portugal. O Rotary International, com 1,4 milhões de membros em todo o mundo, é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que se unem para causar mudanças positivas e duradouras nas suas comunidades.