António Simões Pinto visita na Póvoa de Varzim um clube com seis décadas de história
António Simões Pinto, Governador do Distrito 1970, realizou uma Visita Oficial ao Rotary Club da Póvoa de Varzim, no dia 22 de julho.
A visita teve início na Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, onde o Governador foi recebido pelo Presidente do Município, Aires Pereira. Durante a receção ao Governador António Simões Pinto, que seguia acompanhado por elementos do Rotary Club da Póvoa de Varzim, o Presidente destacou a importância do clube rotário da cidade para a comunidade, especialmente através da sua Universidade Sénior de Rotary, fundada em 2007, e que atualmente serve mais de 150 pessoas daquele concelho do distrito do Porto, com cerca de 64 mil habitantes. Aires Pereira reiterou a vontade do Município em continuar a apoiar o clube rotário e em poder contar com a sua ação na comunidade.
Seguiu-se uma visita à empresa ENERGIE, fabricante de bombas de calor e sistemas solares termodinâmicos, que conta com mais de 40 anos de experiência, sendo reconhecida nacional e internacionalmente pela sua inovação tecnológica, fruto da colaboração com universidades e centros de investigação. O Governador António Simões Pinto sugeriu ao proprietário a possibilidade de conhecer melhor o Rotary junto do Rotary Club da Póvoa de Varzim, convite que foi prontamente aceite por ambas as partes.
Posteriormente, o Governador reuniu-se com o Conselho Diretor do clube actualmente presidido por António Areal da Silva, onde teve a oportunidade de conhecer mais a fundo a sua realidade, os seus projetos, bem como o seu empenhamento em fazer crescer o quadro social e dar a conhecer-se melhor, e à sua ação, junto da comunidade.
No final da Visita Oficial do Governador, ainda houve lugar para a transmissão de mandatos do Rotaract da Póvoa de Varzim, bem como para a admissão de um novo membro no clube rotário daquela cidade, que já conta com seis décadas de história de presença na comunidade.
António Simões Pinto referiu a necessidade de, neste, como em todos os clubes, dever existir a preocupação com o aumento do quadro social, do reforço do companheirismo e da amizade entre todos os membros, bem como a importância das contribuições para a The Rotary Foundation e da existência de um compromisso forte de todos os rotários com a construção da paz.
O Governador não deixou ainda de enaltecer o projeto da Universidade Sénior do Rotary Club da Póvoa de Varzim e expressou o desejo de visitar a instituição em breve.
O Rotary Club da Póvoa de Varzim faz parte do Distrito 1970, que conta atualmente com 91 Rotary Clubs e 30 Rotaract Clubs, e abrange o Norte e Centro de Portugal. O Rotary International é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que veem um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo. Com 119 anos de história, o Rotary conta hoje com 1,4 milhões de membros em todo o mundo, sempre disponíveis para servir os outros, sendo o Distrito 1970 um dos 530 existentes.