António Simões Pinto visita os Rotary Clubs de Pombal, Marinha Grande e Leiria
No dia 26 de novembro, António Simões Pinto, Governador do Distrito 1970 do Rotary International, realizou a sua Visita Oficial aos Rotary Clubs de Pombal, Marinha Grande e Leiria.
Manhã em Pombal
A visita teve início em Pombal, com uma reunião entre o Governador e o Conselho Diretor do Rotary Club de Pombal, presidido por Pedro Mendes. Entre os projetos apresentados por este clube fundado em 1984, o “Abraçar o Rio Nabão” merece particular destaque. Este projeto iniciado pelo Rotary Club de Tomar com o apoio da Fundação Rotária portuguesa, integra também os Rotary Clubs de Pombal, Fátima e Ansião, as autarquias de Ansião, Pombal, Tomar, Ourém e Alvaiázere, 17 Juntas de Freguesia, escolas e empresas. Com um percurso de 61 km, desde a nascente em Ansião até à foz em Tomar, o projeto sensibiliza para a sustentabilidade ambiental e serve como modelo de reabilitação de rios e ribeiras. Ações como sinalização, estudos de impacto ambiental e atividades educativas aproximam a população das margens do rio, reforçando a consciência ecológica.
Outro ponto abordado foi a atribuição de bolsas de estudo para o ensino superior, com a colaboração da Fundação Rotária Portuguesa e do Município de Pombal, que tem sido um frequente patrocinador. Este ano, sete bolsas já foram aprovadas, e mais três estão em avaliação. O Presidente anunciou ainda o planeamento de projetos âncora, um com vertente internacional, na Guiné-Bissau, e outro de impacto local, ambos atualmente em definição e sobre os quais haverá notícias em breve.
Pedro Mendes destacou ainda o crescimento clube, com 15 novos membros admitidos no ano rotário passado e a meta de mais 3 novas admissões este ano. “Envolver todos os membros nos projetos, motivar e integrar novos companheiros são os nossos objetivos para continuar a crescer”, concluiu o Presidente do clube pombalense, para concluir os assuntos tratados na reunião com o Governador António Simões Pinto.
Após ter visitado o Marco Rotário da cidade, António Simões Pinto foi recebido pelo Presidente do Município, Pedro Pimpão, pela Vice-Presidente Isabel Marto e pela Vereadora Catarina Silva. A receção, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, permitiu testemunhar a relação do Rotary Club de Pombal com a Autarquia, que cedeu o espaço para a sua sede e apoia diversas iniciativas.
A parceria com a Câmara Municipal foi destacada pelo Presidente do clube, Pedro Mendes, que a classificou como uma “belíssima relação”, tendo sublinhado o apoio na atribuição de bolsas de estudo. Um outro projeto que envolve as entidades autárquicas, neste caso a Junta de Freguesia de Pombal, traduz-se no apoio à CERCIPOM. Esta instituição, dedicada a pessoas com deficiência intelectual e multideficiência, será beneficiada por obras de melhoria em áreas de lazer para os utentes. Este projeto conta ainda com a colaboração do Lions Clube de Pombal.
Marinha Grande: Governandor conhece melhor o Projeto INSANIAM
Durante a tarde, a visita prosseguiu na Marinha Grande. António Simões Pinto visitou o Clube Desportivo de Amieira, onde conheceu a Boccia Sénior (na imagem principal), uma iniciativa do Projeto INSANIAM. Este projeto do Rotary Club da Marinha Grande atua na prevenção da demência em idosos, apoia familiares e cuidadores e promove a capacitação técnica e de voluntários. A iniciativa conta com a parceria da ADESER II e outras entidades locais, que asseguram a coordenação, formações e ainda apoio técnico na assistência aos idosos.
Durante a receção na Câmara Municipal da Marinha Grande, o Presidente do Município, Aurélio Ferreira, também membro do Rotary Club local, destacou o impacto do Projeto INSANIAM na comunidade, tendo valorizado a colaboração entre instituições para responder às necessidades dos marinhenses.
Dia termina em Leiria
Fundado em 1962, com 38 membros, o Rotary Club de Leiria destaca-se por projetos inovadores. Entre eles, o “Bancos Solidários”, que envolve a Escola Superior de Artes e Design na criação de bancos de jardim temáticos, irá promover a arte e a sustentabilidade. Ao mesmo tempo, a iniciativa irá englobar uma componente solidária, ao permitir o apadrinhamento dos bancos. O projeto “Bancos Solidários” já tem verba garantida para cinco unidades, com a possibilidade deste número ser ampliado.
Outro projeto em andamento é a instalação de um desfibrilhador na via pública, essencial para emergências, bem como em eventos com grande afluência. Além disso, o clube planeia um projeto de literacia ambiental com carácter duradouro, com vista a criar uma iniciativa sustentável ao longo dos anos. Para tal, o clube tem como objetivo admitir e envolver nos projetos cerca de 12 novos membros ainda durante este ano rotário, horizonte no qual também se enquadra a criação de um Rotaract Club, possivelmente no Politécnico de Leiria.
O Presidente do clube, Ricardo Santos, elogiou o modelo de Visita Oficial do Governador conjunta, tendo mencionado que a experiência reforçou a ligação entre os clubes. “Nunca participei numa VOG deste género; foi um desafio, mas uma oportunidade incrível para fortalecer os laços e partilhar ideias”, disse.
À noite, o jantar oficial reuniu em Leiria cerca de 90 participantes de todo o Distrito 1970, incluindo o ex-Governador Duarte Besteiro, a Governadora Eleita Deolinda Nunes e o Governador Indicado Luís Bastos, para além de representantes de vários clubes do Distrito 1960. A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Anabela Graça, também esteve presente.
Pombal, com cerca de 51 mil habitantes, destaca-se pela sua história e pelo emblemático castelo. A Marinha Grande, berço da indústria vidreira nacional, é conhecida pela sua inovação industrial e pelo património cultural. Já Leiria, um importante centro educativo e cultural, é a sede do distrito com o mesmo nome e, tal como Pombal, estende-se em torno de um imponente castelo.
Os Rotary Clubs de Leiria, Pombal e Marinha Grande fazem parte do Distrito 1970, que é constituído por 91 Rotary Clubs e 30 Rotaract Clubs no Norte e Centro de Portugal. O Rotary International, com 1,4 milhões de membros em todo o mundo, é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que se unem para causar mudanças positivas e duradouras nas suas comunidades.