António Simões Pinto joga Boccia na Marinha Grande
VOG´s 2024/25

António Simões Pinto visita os Rotary Clubs de Pombal, Marinha Grande e Leiria

No dia 26 de novembro, António Simões Pinto, Governador do Distrito 1970 do Rotary International, realizou a sua Visita Oficial aos Rotary Clubs de Pombal, Marinha Grande e Leiria.

Manhã em Pombal

A visita teve início em Pombal, com uma reunião entre o Governador e o Conselho Diretor do Rotary Club de Pombal, presidido por Pedro Mendes. Entre os projetos apresentados por este clube fundado em 1984, o “Abraçar o Rio Nabão” merece particular destaque. Este projeto iniciado pelo Rotary Club de Tomar com o apoio da Fundação Rotária portuguesa, integra também os Rotary Clubs de Pombal, Fátima e Ansião, as autarquias de Ansião, Pombal, Tomar, Ourém e Alvaiázere, 17 Juntas de Freguesia, escolas e empresas. Com um percurso de 61 km, desde a nascente em Ansião até à foz em Tomar, o projeto sensibiliza para a sustentabilidade ambiental e serve como modelo de reabilitação de rios e ribeiras. Ações como sinalização, estudos de impacto ambiental e atividades educativas aproximam a população das margens do rio, reforçando a consciência ecológica.

Outro ponto abordado foi a atribuição de bolsas de estudo para o ensino superior, com a colaboração da Fundação Rotária Portuguesa e do Município de Pombal, que tem sido um frequente patrocinador. Este ano, sete bolsas já foram aprovadas, e mais três estão em avaliação. O Presidente anunciou ainda o planeamento de projetos âncora, um com vertente internacional, na Guiné-Bissau, e outro de impacto local, ambos atualmente em definição e sobre os quais haverá notícias em breve.

Pedro Mendes destacou ainda o crescimento clube, com 15 novos membros admitidos no ano rotário passado e a meta de mais 3 novas admissões este ano. “Envolver todos os membros nos projetos, motivar e integrar novos companheiros são os nossos objetivos para continuar a crescer”, concluiu o Presidente do clube pombalense, para concluir os assuntos tratados na reunião com o Governador António Simões Pinto.

Após ter visitado o Marco Rotário da cidade, António Simões Pinto foi recebido pelo Presidente do Município, Pedro Pimpão, pela Vice-Presidente Isabel Marto e pela Vereadora Catarina Silva. A receção, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, permitiu testemunhar a relação do Rotary Club de Pombal com a Autarquia, que cedeu o espaço para a sua sede e apoia diversas iniciativas.

António Simões Pinto foi recebido no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Pombal pelo Presidente do Município, Pedro Pimpão. (imagem: Município de Pombal)

A parceria com a Câmara Municipal foi destacada pelo Presidente do clube, Pedro Mendes, que a classificou como uma “belíssima relação”, tendo sublinhado o apoio na atribuição de bolsas de estudo. Um outro projeto que envolve as entidades autárquicas, neste caso a Junta de Freguesia de Pombal, traduz-se no apoio à CERCIPOM. Esta instituição, dedicada a pessoas com deficiência intelectual e multideficiência, será beneficiada por obras de melhoria em áreas de lazer para os utentes. Este projeto conta ainda com a colaboração do Lions Clube de Pombal.

Marinha Grande: Governandor conhece melhor o Projeto INSANIAM

Durante a tarde, a visita prosseguiu na Marinha Grande. António Simões Pinto visitou o Clube Desportivo de Amieira, onde conheceu a Boccia Sénior (na imagem principal), uma iniciativa do Projeto INSANIAM. Este projeto do Rotary Club da Marinha Grande atua na prevenção da demência em idosos, apoia familiares e cuidadores e promove a capacitação técnica e de voluntários. A iniciativa conta com a parceria da ADESER II e outras entidades locais, que asseguram a coordenação, formações e ainda apoio técnico na assistência aos idosos.

Durante a receção na Câmara Municipal da Marinha Grande, o Presidente do Município, Aurélio Ferreira, também membro do Rotary Club local, destacou o impacto do Projeto INSANIAM na comunidade, tendo valorizado a colaboração entre instituições para responder às necessidades dos marinhenses.

Durante a receção na Câmara Municipal da Marinha Grande, o Presidente do Município, Aurélio Ferreira, também membro do Rotary Club local, destacou o impacto do Projeto INSANIAM na comunidade.

Dia termina em Leiria

Fundado em 1962, com 38 membros, o Rotary Club de Leiria destaca-se por projetos inovadores. Entre eles, o “Bancos Solidários”, que envolve a Escola Superior de Artes e Design na criação de bancos de jardim temáticos, irá promover a arte e a sustentabilidade. Ao mesmo tempo, a iniciativa irá englobar uma componente solidária, ao permitir o apadrinhamento dos bancos. O projeto “Bancos Solidários” já tem verba garantida para cinco unidades, com a possibilidade deste número ser ampliado.

Outro projeto em andamento é a instalação de um desfibrilhador na via pública, essencial para emergências, bem como em eventos com grande afluência. Além disso, o clube planeia um projeto de literacia ambiental com carácter duradouro, com vista a criar uma iniciativa sustentável ao longo dos anos. Para tal, o clube tem como objetivo admitir e envolver nos projetos cerca de 12 novos membros ainda durante este ano rotário, horizonte no qual também se enquadra a criação de um Rotaract Club, possivelmente no Politécnico de Leiria.

O Presidente do clube, Ricardo Santos, elogiou o modelo de Visita Oficial do Governador conjunta, tendo mencionado que a experiência reforçou a ligação entre os clubes. “Nunca participei numa VOG deste género; foi um desafio, mas uma oportunidade incrível para fortalecer os laços e partilhar ideias”, disse.

À noite, o jantar oficial reuniu em Leiria cerca de 90 participantes de todo o Distrito 1970, incluindo o ex-Governador Duarte Besteiro, a Governadora Eleita Deolinda Nunes e o Governador Indicado Luís Bastos, para além de representantes de vários clubes do Distrito 1960. A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Anabela Graça, também esteve presente.

António Simões Pinto ofereceu aos Presidentes dos três clubes um azulejo artesanal com uma Garça Vermelha, ave típica da Ria de Aveiro. Na imagem, desde a esquerda: Ricardo Santos (Rotary Club de Leiria), Joaquim Seiça (Rotary Club da Marinha Grande), António Simões Pinto, e Pedro Mendes (Rotary Club de Pombal).

Pombal, com cerca de 51 mil habitantes, destaca-se pela sua história e pelo emblemático castelo. A Marinha Grande, berço da indústria vidreira nacional, é conhecida pela sua inovação industrial e pelo património cultural. Já Leiria, um importante centro educativo e cultural, é a sede do distrito com o mesmo nome e, tal como Pombal, estende-se em torno de um imponente castelo.

Os Rotary Clubs de Leiria, Pombal e Marinha Grande fazem parte do Distrito 1970, que é constituído por 91 Rotary Clubs e 30 Rotaract Clubs no Norte e Centro de Portugal. O Rotary International, com 1,4 milhões de membros em todo o mundo, é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que se unem para causar mudanças positivas e duradouras nas suas comunidades.