Rotary Club de Caldas das Taipas
VOG´s 2024/25

António Simões Pinto visita o Rotary Club de Caldas das Taipas

No passado dia 29 de janeiro, o Governador do Distrito 1970 do Rotary International, António Simões Pinto, realizou a sua Visita Oficial ao Rotary Club de Caldas das Taipas. O clube está presente há um quarto de século na vila de Caldelas, concelho de Guimarães.

A visita teve início com uma concentração junto ao antigo Mercado, seguindo-se uma deslocação à fábrica de confeções da empresa Cunha & Ribeiro, Lda., em Souto Santa Maria. O Governador foi recebido pelo CEO da empresa, André Ribeiro, que lhes proporcionou uma visão detalhada do funcionamento desta unidade fabril. Constituindo-se como uma importante empregadora que contribui significativamente para a economia taipense, a Cunha & Ribeiro, Lda., fundada em 1987, é uma empresa familiar especializada na confeção de vestuário em malha circular. Exporta produtos têxteis para todo o mundo, e oferece um processo de produção completo, desde o conceito até à entrega.

Receção na Junta de Freguesia e perspetivas de reforço dos laços internacionais

Seguidamente, na Junta de Freguesia de Caldelas, António Simões Pinto foi recebido pelo Presidente da Junta, Luís Soares, que se fez acompanhar pelo Tesoureiro Augusto Mendes e pela Vogal Rosa Lima. Durante este encontro, foi enaltecido o impacto positivo do Rotary na comunidade local, com destaque para os projetos de serviço que beneficiam a população.

O Presidente da Junta partilhou ainda o interesse pelo início de relações entre o Rotary Club de Caldas das Taipas e o Rotary Club de Saint-Michel-Sur-Orge, cidade francesa com a qual Caldas das Taipas mantém uma relação de geminação, abrindo portas para futuras colaborações internacionais entre os dois clubes rotários.

Reunião de trabalho e balanço das atividades do clube

Após a receção pelo órgão autárquico, António Simões Pinto deslocou-se à Quinta de Sabroso, em São Lourenço de Sande, onde teve lugar a reunião de trabalho entre o Governador e o Conselho Diretor do clube. Neste encontro, foram apresentados os projetos que o Rotary Club de Caldas das Taipas tem vindo a desenvolver, bem como os desafios e objetivos para o atual ano rotário.

Rotary Club de Caldas das Taipas
Na Visita Oficial ao Rotary Club de Caldas das Taipas, António Simões Pinto (à esquerda, na imagem) relembrou a missão do Rotary na promoção da paz e no desenvolvimento de projetos que fazem a diferença no mundo. Nesse sentido, saudou a prioridade dada à expansão do quadro associativo pelo clube presidido por Joaquim de Matos Fernandes (à direita, na imagem) tendo em vista o reforço da capacidade de serviço.

O Presidente do clube, Joaquim de Matos Fernandes, sublinhou a necessidade de aumentar o quadro associativo, de modo a fortalecer a capacidade do clube nas suas ações de serviço à comunidade. Aumentar o quadro associativo com pessoas que se identifiquem com o Rotary e que sejam capazes de dar de si antes de pensar em si, “é uma das nossas grandes responsabilidades”, destacou Joaquim de Matos Fernandes.

António Simões Pinto saúda e incentiva a expansão do quadro associativo

O jantar festivo, que decorreu também na Quinta de Sabroso, contou com a presença de diversos clubes rotários de todo o Distrito 1970, bem como de representantes autárquicos e da Universidade Sénior de Rotary de Caldas das Taipas.

A Visita Oficial do Governador contou com a presença de elementos da Universidade Sénior de Rotary de Caldas das Taipas, instituição fundada em 2011.

Igualmente presente, o Tesoureiro da Junta de Freguesia de Caldelas, Augusto Mendes, destacou o valor do trabalho rotário, mencionando que, apesar de muitas vezes pouco conhecido pela população, este tem um papel transformador na sociedade. Adelina Paula Pinto, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, elogiou a ação do Rotary Club de Caldas das Taipas, reconhecendo a sua importância nas áreas sociais e comunitárias.

Durante a cerimónia, o ex-Governador José Luís Carvalhido da Ponte, que também esteve presente, agradeceu ao clube todo o apoio prestado na angariação de fundos e equipamentos para a cozinha de uma escola infantil na Guiné-Bissau. Esta iniciativa enquadra-se num projeto de grande impacto social liderado pelo Rotary Club de Viana do Castelo.

No seu discurso desta Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Caldas das Taipas, António Simões Pinto relembrou a missão do Rotary na promoção da paz e no desenvolvimento de projetos que fazem a diferença no mundo. Nesse sentido, saudou a prioridade dada pelo clube à expansão do quadro associativo, e incentivou os rotários taipenses a manterem o entusiasmo na ampliação da capacidade de serviço.

O Rotary Club de Caldas das Taipas conta atualmente com 12 membros e faz parte do Distrito 1970, que é constituído por 91 Rotary Clubs e 30 Rotaract Clubs no Norte e Centro de Portugal.

O Rotary International, com 1,4 milhões de membros em todo o mundo, é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que se unem para causar mudanças positivas e duradouras nas suas comunidades.