António Simões Pinto visita o Rotary Club da Trofa
No passado dia 23 de outubro, o Governador do Distrito 1970, António Simões Pinto, realizou a sua Visita Oficial ao Rotary Club da Trofa, um clube que conta com 20 membros e foi fundado em 2004.
A visita do Governador António Simões Pinto teve início com uma passagem pelo Marco Rotário da Trofa, localizado numa zona central. Este primeiro momento deu o tom para um dia marcado não só pela Visita Oficial do Governado, mas também pela celebração dos 20 anos do clube rotário trofense.
Seguidamente, António Simões Pinto foi recebido na Câmara Municipal da Trofa pelo Presidente do Município, António Azevedo. Durante este encontro, o Presidente da Câmara enalteceu as “excelentes relações” que têm sido mantidas com o Rotary Club da Trofa ao longo dos anos. O Município, que apoia ativamente o clube, cedeu instalações para a Universidade Sénior de Rotary da Trofa – um projeto considerado âncora pelo clube e que, desde a sua criação em 2011, tem promovido o ensino e a inclusão de forma continuada.
O Presidente do Rotary Club da Trofa, António Pontes, destacou o “papel relevante” do clube na comunidade e afirmou estar consciente de que o Município “vê com bons olhos” a ação do Rotary na comunidade. A continuidade sustentada desta parceria, que tem gerado frutos no concelho, possibilita ainda a concretização de vários outros projetos.
A Visita Oficial prosseguiu com uma passagem pela APPACDM da Trofa, uma instituição com um longo historial de apoio a cerca de 50 utentes com deficiência intelectual, contando com 28 colaboradores, dos quais seis são técnicos superiores. Fundada em outubro de 1982, a APPACDM da Trofa tem trabalhado para garantir a promoção dos direitos dos cidadãos com deficiência mental e o desenvolvimento de projetos inclusivos. Helena Maia, membro do Rotary Club da Trofa e Presidente da Direção da APPACDM da Trofa, fez questão de apresentar ao Governador as recentes melhorias das instalações, realizadas com o apoio do Estado. O Rotary Club da Trofa identificou ainda uma nova necessidade da instituição – a criação de um Jardim Sensorial –, um espaço ao ar livre que visa estimular os sentidos e promover um ambiente de bem-estar e união com a natureza para os utentes. Este projeto, ao qual o clube se associou, já foi aprovado para um subsídio distrital.
António Simões Pinto reuniu com o Conselho Diretor do Rotary Club da Trofa, onde foram abordados os principais projetos e desafios que o clube enfrenta atualmente. António Simões Pinto e António Pontes concordaram na importância e necessidade de atrair novos membros ao clube, nomeadamente tendo em vista uma mais equilibrada paridade de género.
A conversa centrou-se também nos projetos de longa data do clube, como a colaboração com a Obra Vicentina, através da qual o Rotary Club da Trofa apoia diretamente as ações da comunidade local em situação de carência, identificadas pelos membros daquela entidade religiosa. “É um projeto que acarinhamos muito, pela sua importância e impacto na comunidade”, destacou o Presidente do clube. António Pontes salientou ainda a importância de fortalecer uma rede de apoio capilar entre as diversas instituições.
Outro destaque do encontro foi o apoio à Escolinha de Rugby da Trofa, que tem promovido a integração de jovens com dificuldades escolares e sociais, em colaboração com o Agrupamento de Escolas da Trofa. Este projeto valoriza o espírito de equipa, a inclusão e o desenvolvimento de valores como a cooperação. Para facilitar a participação dos jovens, o clube cobre várias despesas, incluindo o seguro do veículo desta escola.
Ainda no espírito de apoio à comunidade, o clube coordena anualmente o peditório da Liga Portuguesa Contra o Cancro no concelho. Esta iniciativa mobiliza voluntários, escuteiros e empresas locais, além das freguesias, numa ação de angariação de fundos para aquela instituição de referência.
O jantar de companheirismo que encerrou a Visita Oficial foi uma ocasião especial, com a participação de cerca de 50 pessoas, incluindo membros de outros clubes do Distrito 1970 e representantes da sociedade civil trofense. Durante o evento, o Rotary Club da Trofa fez um donativo de 300 euros à The Rotary Foundation, ao mesmo tempo que celebrou os 20 anos de fundação do clube. António Pontes destacou o simbolismo da comemoração, tendo referido que “foi uma ocasião carregada de simbolismo e significado, onde se encontraram alguns membros fundadores, num verdadeiro espírito de companheirismo”.
A Trofa é um concelho dinâmico e industrial no distrito do Porto, que combina desenvolvimento económico com qualidade de vida. Situado estrategicamente entre o Porto e Braga, este recente concelho com 39 mil habitantes, criado em 1998 mas com uma antiga história, destaca-se igualmente pela existência de parques e zonas verdes.
O Rotary Club da Trofa faz parte do Distrito 1970, que é constituído por 91 Rotary Clubs e 30 Rotaract Clubs no Norte e Centro de Portugal. O Rotary International, com 1,4 milhões de membros em todo o mundo, é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que se unem para causar mudanças positivas e duradouras nas suas comunidades.
Imagem principal: O Notícias da Trofa