António Simões Pinto no Rotary Club de Cantanhede
VOG´s 2024/25

António Simões Pinto visita o jovem e dinâmico Rotary Club de Cantanhede

No dia 6 de novembro, António Simões Pinto, Governador do Distrito 1970, realizou a sua Visita Oficial ao Rotary Club de Cantanhede, fundado em fevereiro deste ano e composto por 24 membros.

A visita de António Simões Pinto teve início na São José Pneus, uma das principais empresas de distribuição de pneus da Península Ibérica, fundada em 1966. A Presidente do clube, Manuela Grazina, sublinhou as boas práticas desta empresa, que sempre se destacou pela inovação e pelo cuidado com o bem-estar dos seus funcionários. Referindo-se à São José Pneus como “uma empresa exemplar”, destacou o imediato apoio que deu ao projeto “Tertuliar”, uma iniciativa do clube que realiza tertúlias mensais sobre temas de interesse para a comunidade. Manuela Grazina realçou ainda a necessidade de o clube criar laços com o tecido empresarial de Cantanhede.

António Simões Pinto (à direita, na imagem) visitou a São José Pneus, uma das principais empresas de distribuição de pneus da Península Ibérica, fundada em 1966.

Seguidamente, António Simões Pinto foi recebido na Câmara Municipal de Cantanhede pela Vereadora Célia Simões, também rotária na cidade. Durante este encontro, a Presidente do Rotary Club de Cantanhede destacou a sólida parceria com o Município, relembrando que, antes mesmo da formação oficial do clube, este já se dera a conhecer à Autarquia. O Município cedeu ao clube um espaço para a sede, localizado no Museu da Pedra do Município de Cantanhede, e disponibiliza também a Biblioteca Municipal para o projeto “Tertuliar”. “A nossa primeira ação foi procurar o apoio do Município, que nos acolheu de imediato e de braços abertos”, sublinhou Manuela Grazina.

António Simões Pinto, acompanhado da Presidente do Rotary Club de Cantanhede, Manuela Grazina (ao centro, na imagem), foi recebido nos Paços do Concelho daquela cidade, pela Vereadora Célia Simões.

O Governador teve depois a oportunidade de visitar o Museu de Arte e do Colecionismo de Cantanhede, um espaço de grande valor patrimonial e cultural, com cerca de 800 mil peças doadas pelo colecionador Cândido Ferreira. Este museu, pioneiro a nível nacional, visa transformar Cantanhede numa referência no colecionismo nacional e internacional.

Após a visita ao museu, António Simões Pinto reuniu-se com o Conselho Diretor do clube no Auditório do Museu da Pedra do Município de Cantanhede. Durante esta reunião, foram apresentados ao Governador os projetos inovadores que este jovem clube tem desenvolvido, com destaque para a “Casa do Futuro”, que visa apoiar jovens institucionalizados, ao criar um espaço de competências práticas para uma integração bem-sucedida na sociedade.

António Simões Pinto (à direita, na imagem) visitou o Museu de Arte e do Colecionismo de Cantanhede, um espaço com cerca de 800 mil peças doadas pelo colecionador Cândido Ferreira.

Outro projeto emblemático é o “Bonecas de Ternura”, uma iniciativa de cariz social que angaria donativos para a Casa da Infância Doutor Elysio de Moura, uma instituição que acolhe meninas em situação de risco. Este projeto conta com a colaboração de uma funcionária da própria instituição, que cria as bonecas artesanalmente. Entre outras iniciativas estão ainda “Caminhar pela Paz com o Rotary”, que levará donativos aos Centros Rotary pela Paz, e o projeto ambiental “Bee Happy Everywhere”, que procurará sensibilizar os mais jovens para a importância dos polinizadores.

António Simões Pinto reuniu-se com o Conselho Diretor do Rotary Club de Cantanhede no Auditório do Museu da Pedra do Município. Participaram ainda na reunião diversos membros do clube.

A visita terminou com a admissão de quatro novos membros ao Rotary Club de Cantanhede, num reforço do seu quadro associativo; a Presidente Manuela Grazina referiu que o clube pretende admitir pelo menos mais três membros até ao final do ano rotário. Deu ainda destaque à proximidade aos mais jovens, admitindo a possibilidade de apadrinhamento de clubes Interact e Rotaract, por parte do Rotary Club de Cantanhede.

António Simões Pinto enalteceu a energia e o entusiasmo deste jovem clube, tendo destacado o dinamismo dos seus membros no serviço à comunidade.

Cantanhede é sede de um município do Distrito de Coimbra, com 34 mil habitantes distribuídos por 14 freguesias. Esta cidade, que recebeu foral manuelino em 1514, é rodeada pelos vinhedos que dão fama internacional ao Vinho de Cantanhede.

O Rotary Club de Cantanhede faz parte do Distrito 1970, que é constituído por 91 Rotary Clubs e 30 Rotaract Clubs no Norte e Centro de Portugal. O Rotary International, com 1,4 milhões de membros em todo o mundo, é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que se unem para causar mudanças positivas e duradouras nas suas comunidades.