António Simões Pinto visita em Celorico de Basto clube comprometido em causar mudanças positivas e duradouras
Ontem, dia 24 de setembro, o Governador do Distrito 1970, António Simões Pinto, realizou a sua Visita Oficial ao Rotary Club de Celorico de Basto, fundado em 2012 e atualmente com 30 membros.
No início da visita, António Simões Pinto ficou a conhecer a Associação de Solidariedade Social de Basto (na imagem principal), que, desde 2000, tem vindo a trabalhar junto das populações mais carenciadas do concelho de Celorico de Basto. Esta instituição sem fins lucrativos presta uma ampla gama de respostas sociais, desde Creche, Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Dia, Centro de Atividades de Tempos Livres e Cantina Social. Adicionalmente, mantém em funcionamento o Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, a Residência de Autonomização e Inclusão, e o Lar Residencial. Filomena Esteves, Presidente do Rotary Club de Celorico de Basto, destacou o papel essencial desta associação no combate à exclusão social e no reforço dos laços comunitários, tendo afirmado que o clube pretende estabelecer uma parceria de colaboração em breve.
Posteriormente, António Simões Pinto reuniu-se com o Conselho Diretor do clube, onde foram abordados os projetos que o Rotary Club de Celorico de Basto tem vindo a desenvolver.
Um dos mais emblemáticos projetos é o Banco de Cadeiras de Rodas, que, ao longo do tempo, tem proporcionado mobilidade a pessoas necessitadas. Graças também ao contributo de muitos beneficiários e familiares que retribuem com novas cadeiras de rodas ou doações monetárias, este projeto conta já com mais de três dezenas de unidades, através de um ciclo de solidariedade e apoio mútuo.
Outro dos projetos de relevo é o rastreio visual anual dirigido às crianças do 1º ano do Ensino Básico. Esta iniciativa, que conta já a sua 7ª edição e começou por abranger apenas Celorico de Basto, foi posteriormente alargado aos concelhos vizinhos. Realizado com o apoio da Universidade do Minho e em colaboração com as unidades de saúde locais, este projeto tem como objetivo detetar precocemente problemas visuais nas crianças para um melhor acompanhamento e tratamento. A Presidente Filomena Esteves referiu que o rastreio já alcançou um número significativo de crianças, tendo ajudado a melhorar o seu desempenho escolar e, consequentemente, a sua qualidade de vida.
Através da assinatura de um Memorando de Entendimento com o Rotary Club de Ossobô, de São Tomé e Príncipe, no passado dia 14 de agosto, deu-se início de uma colaboração que visa promover a educação e melhorar as condições de ensino naquele país africano. Uma das ações mais emblemáticas desta parceria será a reabilitação da Escola Básica de Santa Luzia, situada numa das zonas mais desfavorecidas do arquipélago, e cujas infraestruturas se encontram severamente degradadas.
A ligação entre Celorico de Basto e São Tomé e Príncipe não se limita a este projeto. Desde 2021, o Rotary Club de Celorico de Basto tem estado envolvido na iniciativa “Um Livro, um Amigo – vamos fazer uma Criança mais Feliz!”, que tem como objetivo a doação anual de cinco mil livros para a Biblioteca Nacional de São Tomé e Príncipe. Para além dos livros, a iniciativa já permitiu equipar a biblioteca com dez computadores e fornecer formação técnica aos seus bibliotecários.
Outro projeto significativo que reforça os laços entre os dois clubes é o Projeto Educa. Desde o início do último ano letivo, dez jovens são-tomenses, cinco raparigas e cinco rapazes, estão a estudar na Escola Profissional Agrícola Engenheiro Silva Nunes, em Celorico de Basto. Estes jovens, que já completaram o 10.º ano, estão a dar continuidade à sua formação na área agroflorestal, um setor considerado estratégico para o desenvolvimento de São Tomé e Príncipe. Para o prosseguimento de projetos conjuntos, os dois clubes pretendem concretizar o processo de geminação até ao final do Ano Rotário.
Filomena Esteves destacou ainda o concurso de fotografia “Terra de Basto – património natural e cultural”, que tem como objetivo promover a beleza natural e cultural dos quatro concelhos que integram aquela conhecida região: Celorico de Basto, Cabeceiras de Basto, Mondim de Basto e Ribeira de Pena. Realizado de dois em dois anos, este concurso atrai numerosos participantes, que, com as suas fotografias, ajudam a divulgar as paisagens e tradições locais. Nos anos em que o concurso não se realiza, a exposição das fotografias é apresentada nos quatro concelhos, em articulação com as Autarquias.
A Presidente Filomena Esteves expressou o seu contentamento pela participação de numerosos clubes rotários e convidados na Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Celorico de Basto, considerando-a um momento de grande significado.
António Simões Pinto, por sua vez, elogiou o trabalho realizado pelo clube, tendo destacado a sua capacidade de concretizar projetos que causam mudanças positivas e duradouras não só na comunidade local, mas também noutros países, como São Tomé e Príncipe, numa verdadeira demonstração dos ideais rotários.
O Rotary Club de Celorico de Basto faz parte do Distrito 1970, que é constituído por 91 Rotary Clubs e 30 Rotaract Clubs no Norte e Centro de Portugal. O Rotary International, com 1,4 milhões de membros em todo o mundo, é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que se unem para causar mudanças positivas e duradouras nas suas comunidades.