Receção no Centro Interpretativo de Memórias da Santa Casa da Misericórdia de Amarante
VOG´s 2024/25

António Simões Pinto visita em Amarante um dos mais antigos clubes do Distrito 1970

No dia 28 de outubro, António Simões Pinto, Governador do Distrito 1970, realizou a sua Visita Oficial ao Rotary Club de Amarante, fundado em 1954 e com 18 membros,

O evento iniciou-se com uma visita ao Monumento Rotário, construído no ano rotário 2016-2017, numa das principais rotundas da cidade.

Seguiu-se uma receção na Câmara Municipal de Amarante, onde o Governador foi acolhido pelo Presidente do Município, José Luís Gaspar, e pelo Vice-Presidente, Jorge Ricardo. Deste este encontro, o Presidente do Rotary Club de Amarante, Fernando da Mota Ribeiro, destacou a forte parceria entre o clube e a autarquia, caracterizada por “excelentes relações”. Entre as várias colaborações, destaca-se o apoio do município na construção do Monumento Rotário e a concessão de bolsas de estudo, em parceria com a Fundação Rotária Portuguesa.

António Simões Pinto na Câmara Municipal de Amarante
O Governador António Simões Pinto (no centro da imagem, com o livro) foi recebido nos Paços do Município de Amarante pelo Presidente da Câmara, José Luís Gaspar (ao lado do Governador), e pelo Vice-Presidente, Jorge Ricardo (terceiro desde a esquerda, na imagem).

A visita prosseguiu no Centro Interpretativo de Memórias da Santa Casa da Misericórdia de Amarante, onde o Governador foi recebido e guiado por José Silveira, Provedor da instituição e também membro do clube rotário amarantino. Fundada no início do século XVI, a Santa Casa da Misericórdia de Amarante desempenha um papel crucial no apoio à comunidade, sendo igualmente o maior empregador do concelho. A visita permitiu a António Simões Pinto conhecer a missão desta instituição, que presta cuidados e apoio social, e promove a dignidade e a autonomia dos seus utentes.

No Centro Interpretativo de Memórias da Santa Casa da Misericórdia de Amarante
António Simões Pinto visitou o Centro Interpretativo de Memórias da Santa Casa da Misericórdia de Amarante.

Posteriormente, António Simões Pinto reuniu-se com o Conselho Diretor do Rotary Club de Amarante, onde ficou a conhecer os principais projetos do clube e os seus objetivos para o futuro.

O Rotary Club de Amarante, um dos mais antigos do Distrito 1970, tem uma forte tradição de serviço comunitário. Entre as iniciativas de maior relevância, destaca-se o projeto internacional desenvolvido em colaboração com o Rotary Club de Mindelo, São Vicente, de Cabo Verde, e com a ONGD “Mundo a Sorrir”. Através de um subsídio global da The Rotary Foundation, foi estabelecido um consultório dentário naquele país, que ainda continua a serviu a comunidade, em particular as crianças, mesmo após os três anos que durou a iniciativa. Além disso, o clube amarantino contribui consistentemente para a The Rotary Foundation, com a maioria dos seus membros distinguidos como Companheiros Paul Harris.

Com o Provedor do Centro Interpretativo de Memórias da Santa Casa da Misericórdia de Amarante
António Simões Pinto com José Silveira, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Amarante e membro do Rotary Club de Amarante.

No jantar festivo, que marcou o culminar desta visita, foram admitidos três novos membros, naquele que é evidenciado por Fernando da Mota Ribeiro como um claro compromisso com o crescimento do quadro associativo, e com a continuidade do seu serviço à comunidade. Na ocasião desta Visita Oficial do Governador António Simões Pinto, foi também entregue uma nova distinção de Companheiro Paul Harris a um dos membros.

António Simões Pinto no Marco Rotário de Amarante
Visita ao Monumento Rotário de Amarante, construído no ano rotário 2016-2017.

Com cerca de 52 mil habitantes no concelho de que é sede, a cidade de Amarante é famosa pelo seu pitoresco centro histórico, com uma imponente ponte granítica sobre o Rio Tâmega, pelo Museu Amadeo de Souza-Cardoso e pela Igreja de São Gonçalo, entre outros. Este vasto património torna Amarante um importante centro cultural e destino apetecível no Norte do país.

O Rotary Club de Amarante faz parte do Distrito 1970, que é constituído por 91 Rotary Clubs e 30 Rotaract Clubs no Norte e Centro de Portugal. O Rotary International, com 1,4 milhões de membros em todo o mundo, é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que se unem para causar mudanças positivas e duradouras nas suas comunidades.