António Simões Pinto visita clube presente na comunidade maiata desde 1989
António Simões Pinto, Governador do Distrito 1970, realizou a sua Visita Oficial ao Rotary Club da Maia no dia 21 de janeiro, num programa marcado pela consolidação das relações entre o clube e a autarquia maiata, e pela visita ao ICM – Instituto Cultural da Maia.
A visita teve início na sede do Rotary Club da Maia, num espaço cedido pela Câmara Municipal da Maia, que ao longo dos anos tem sido um seu parceiro estratégico. Posteriormente, António Simões Pinto foi recebido nos Paços do Concelho da Maia pelo Presidente do Município, António da Silva Tiago, num encontro que reforçou a relação de proximidade entre o clube presidido por Miguel Capelo de Sousa e a Autarquia. Esta parceria tem sido traduzida em colaborações de longa data, como a cedência de instalações e o apoio a projetos rotários.
O Governador teve ainda oportunidade de visitar a Torre do Lidador, o edifício mais alto fora de Lisboa e um ícone do empreendedorismo e do desenvolvimento da Maia. Na visita guiada, António Simões Pinto ficou a conhecer esta estrutura que, com os seus 92 metros de altura, oferece uma vista privilegiada sobre o concelho de 135 mil habitantes conhecido pelo seu dinamismo empresarial e crescente qualidade de vida, e pode ser vista de diversos municípios vizinhos.
Outro momento de destaque do programa consistiu numa visita ao ICM – Instituto Cultural da Maia, criado em 2003 e fundado pelo clube sob a designação inicial de Universidade Sénior do Rotary Club da Maia. A instituição promove o envelhecimento ativo, na convicção de que esta é uma solução para otimizar oportunidades para a saúde, participação e segurança, tendo em vista o aumento da qualidade de vida durante o envelhecimento. Com o estatuto de Instituição de Utilidade Pública, também o ICM funciona em instalações cedidas pelo Município, e continua a beneficiar do envolvimento ativo de membros do Rotary Club da Maia, com o rotário Joaquim Guedes na presidência da instituição. O Rotary Club da Maia, fundado em 1989, tem-se ainda destacado por diversos outros projetos, como o Bootcamp de Empreendedorismo Social, o Torneio de Golfe Solidário, o Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário da Maia, e as palestras com temas de interesse para a comunidade, levadas a cabo regularmente .
Miguel Capelo de Sousa, Presidente do Rotary Club da Maia, sublinhou ter como prioridades para este ano rotário a consolidação do envolvimento dos membros nos projetos e o aumento do quadro associativo. Num reflexo desta estratégia, foram admitidos dois novos rotários ao clube no dia da Visita Oficial do Governador, ampliando desta forma o número de membros para 27. Um outro objetivo elencado por Miguel Sousa, tem em vista a criação de uma maior visibilidade do clube, com o prosseguimento de atividades que o aproximem e divulguem junto da comunidade.
António Simões Pinto pôde contar com a presença de quase seis dezenas de pessoas que quiseram associar-se à sua Visita Oficial do Governador ao Rotary Club da Maia. Durante a celebração, estiveram presentes o Adjunto do Presidente da Câmara, Bruno Bessa, bem como diversos convidados e rotários de diversos clubes do Distrito 1970.
O Rotary Club da Maia faz parte do Distrito 1970, que é constituído por 91 Rotary Clubs e 30 Rotaract Clubs no Norte e Centro de Portugal. O Rotary International, com 1,4 milhões de membros em todo o mundo, é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que se unem para causar mudanças positivas e duradouras nas suas comunidades.