António Simões Pinto visita clube presente em Mirandela há quase 40 anos
No dia 20 de setembro, o Governador do Distrito 1970, António Simões Pinto, realizou a sua Visita Oficial ao Rotary Club de Mirandela, fundado há 39 anos e atualmente com 30 membros.
A visita iniciou-se com uma deslocação à Empresa Intermunicipal Resíduos do Nordeste, que presta serviços de recolha, tratamento e valorização de resíduos sólidos urbanos em treze municípios da região. A empresa foi destacada pela sua importância ambiental e impacto positivo na sustentabilidade local, por tratar cerca de 140 toneladas de resíduos por dia, e promover a reciclagem e valorização. Esta visita sublinhou o compromisso do clube e da região com a preservação ambiental e a melhoria das condições de vida da população.
Posteriormente, o Governador foi recebido na Câmara Municipal de Mirandela pela Vereadora Vera Preto, onde foi sublinhada a colaboração contínua entre o Município e o Rotary Club de Mirandela. O Presidente do clube, Paulo Sousa (ao centro da imagem principal), destacou que “o Município é um parceiro estratégico”, ao abrir as portas às ações rotárias na comunidade. Entre as colaborações encontram-se a disponibilização de espaço para a Universidade Sénior e a sede do clube, assim como o apoio logístico providenciado pela Autarquia sempre que necessário.
No âmbito da Visita Oficial, o Governador reuniu-se com o Conselho Diretor do Rotary Club de Mirandela, onde foram abordados projetos em curso e desafios futuros. Um dos projetos de maior destaque é a Universidade Sénior de Rotary de Mirandela, criada em 2016. Com uma oferta curricular diversa, que inclui disciplinas como inglês, história e património, e informática, a Universidade Sénior tem sido um veículo de interação intergeracional. O edifício acolhe também as sedes dos Interact e Rotaract Clubs de Mirandela, que viram o seu 2º Aniversário comemorado durante esta Visita Oficial do Governador.
Tendo em vista a valorização da educação no concelho, o Rotary Club de Mirandela tem-se destacado pela atribuição de bolsas de estudo a alunos do Ensino Superior, em parceria com a Fundação Rotária Portuguesa, empresas locais e doadores particulares, e pela entrega de prémios de mérito a alunos das escolas da região.
O clube irá comemorar 40 anos em 2025, atingindo assim uma nova fase de maturidade que lhe permitirá consolidar a sua já firme posição na comunidade, segundo indicou Paulo Sousa. O Rotary Club de Mirandela, descrito pelo seu Presidente como uma “mescla de gerações” promotora de companheirismo, continuará a fortalecer relações saudáveis com os clubes vizinhos e a maioria dos clubes do Distrito 1970, com os quais partilha experiências e conhecimento.
O Rotary Club de Mirandela faz parte do Distrito 1970, que é constituído por 91 Rotary Clubs e 30 Rotaract Clubs no Norte e Centro de Portugal. O Rotary International, com 1,4 milhões de membros em todo o mundo, é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que se unem para causar mudanças positivas e duradouras nas suas comunidades.