Rotary Club de São João da Madeira
VOG´s 2024/25

António Simões Pinto visita clube “em permanente prontidão” para a comunidade sanjoanense

No dia 18 de outubro, o Governador António Simões Pinto realizou a sua Visita Oficial ao Rotary Club de São João da Madeira, um clube com 61 anos de existência e 32 membros, atualmente presidido por Fernando Laranjeira.

A visita teve início com uma receção na Câmara Municipal de São João da Madeira, onde o Governador foi recebido pelo Presidente do Município, Jorge Sequeira. Durante o encontro, destacou-se a excelente relação existente entre a Câmara Municipal e o Rotary Club de São João da Madeira, sendo exemplo disso a cedência de espaço para a Universidade Sénior de Rotary na cidade. O Presidente do clube, Fernando Laranjeira, referiu o compromisso de colaboração entre as duas entidades, sublinhando que “as relações são excelentes”, e que o apoio da autarquia tem sido crucial para a realização de alguns dos seus projetos mais emblemáticos.

António Simões Pinto (à direita, na imagem) foi recebido na Câmara Municipal de São João da Madeira pelo Presidente do Município, Jorge Sequeira.

Seguidamente, o Governador António Simões Pinto visitou a Universidade Sénior de Rotary de São João da Madeira, um projeto que promove o envelhecimento ativo através de uma vasta oferta formativa e cultural. Este ano letivo, a Universidade Sénior de Rotary de São João da Madeira conta com disciplinas que vão desde Danças de Salão, Ginástica e Saúde até Literacia Financeira, Jornalismo e Informática, envolvendo um total de 24 áreas distintas. Durante a visita, o Governador teve oportunidade de assistir a uma atuação do Rancho Folclórico da instituição.

O Rancho Folclórico da Universidade Sénior de Rotary de São João da Madeira atuou durante a visita de António Simões Pinto a esta instituição.

Posteriormente, António Simões Pinto reuniu-se com o Conselho Diretor do clube, onde foram discutidos os projetos mais significativos desenvolvidos pelo Rotary Club de São João da Madeira. Entre eles, destacam-se as bolsas de estudo anuais apoiadas pela Fundação Rotária Portuguesa e patrocinadores locais. O “Berço Solidário”, que presta auxílio a jovens mães, através da doação de enxovais e outros bens essenciais para uma maternidade saudável, foi outra iniciativa em destaque.

O Presidente Fernando Laranjeira sublinhou o papel ativo do Rotary Club de São João da Madeira na comunidade, tendo afirmado que “o clube está em permanente prontidão” para acudir a solicitações sociais, muitas vezes relacionadas com questões de saúde ou obras urgentes, contando para isso com o apoio de patrocinadores. Outra iniciativa relevante é o apoio prestado ao Centro de Acolhimento Temporário Oliveira Júnior, a cujas crianças o clube oferece anualmente roupas e calçado, bem como viagens temáticas.

O dia culminou com um jantar de companheirismo, que contou com uma atuação da tuna da Universidade Sénior de Rotary de São João da Madeira. Num gesto simbólico, o clube ofereceu a António Simões Pinto e à sua esposa, Maria da Conceição Ferreira, chapéus, um dos ícones da cidade de São João da Madeira, também conhecida como a “Cidade do Labor”. O casal foi igualmente presenteado com uma pintura da autoria de Jorge Miguel, membro daquele clube rotário.

Atuação da tuna da Universidade Sénior de Rotary de São João da Madeira.

O Rotary Club de São João da Madeira, “que já deu três Governadores ao Distrito 1970 e prepara-se para dar o quarto”, com a eleição de Deolinda Nunes para o próximo ano rotário, afirma-se como “um clube de referência e com grande visibilidade” na comunidade, conforme referiu o seu Presidente. Com plena paridade entre membros masculinos e femininos, o Rotary Club de São João da Madeira destaca-se também pelos nove casais que integram o seu quadro associativo, algo que, nas palavras de Fernando Laranjeira, “traz ao clube estabilidade emocional e cumplicidade”.

Fernando Laranjeira ofereceu a António Simões Pinto e à sua esposa, Maria da Conceição Ferreira, uma pintura da autoria de Jorge Miguel, membro do Rotary Club de São João da Madeira.

São João da Madeira, cidade industrial e dinâmica, é conhecida pela sua antiga indústria de chapéus e de calçado. Com uma população ativa e empreendedora, a cidade tem-se afirmado como um polo de inovação e desenvolvimento no distrito de Aveiro.

Num gesto simbólico, o clube ofereceu a António Simões Pinto e à sua esposa, Maria da Conceição Ferreira (casal à esquerda, na imagem), chapéus, um dos ícones da cidade de São João da Madeira.

O Rotary Club de São João da Madeira faz parte do Distrito 1970, que é constituído por 91 Rotary Clubs e 30 Rotaract Clubs no Norte e Centro de Portugal. O Rotary International, com 1,4 milhões de membros em todo o mundo, é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que se unem para causar mudanças positivas e duradouras nas suas comunidades.