VOG Rotary Club de Seia
VOG´s 2024/25

António Simões Pinto foi à Serra da Estrela visitar o Rotary Club de Seia

No dia 16 de outubro, António Simões Pinto, Governador do Distrito 1970, realizou a sua Visita Oficial ao Rotary Club de Seia. Este clube, fundado em 1987 e composto atualmente por 18 membros, está presente na comunidade com envolvimento ativo em diversas causas sociais.

A visita começou com uma passagem pelo Marco Rotário, símbolo da presença rotária em Seia, seguida de uma receção na Câmara Municipal de Seia, onde o Governador foi recebido pela Vice-Presidente do Município, Célia Barbosa. A boa relação entre o Rotary Club de Seia e o Município foi sublinhada, sendo de destacar que a sede do clube se encontra em instalações cedidas pela autarquia. O Presidente do Rotary Club de Seia, Pedro Sequeira, aproveitou a ocasião para expressar o seu agradecimento pelo contínuo apoio do município, um elemento chave para o sucesso de várias das iniciativas rotárias no concelho.

António Simões Pinto foi recebido na Câmara Municipal de Seia pela Vice-Presidente do Município, Célia Barbosa. (imagem: Câmara Municipal de Seia)

Seguidamente, António Simões Pinto visitou os bastidores do CineEco, um dos mais prestigiados festivais internacionais de cinema ambiental, que se realiza de forma ininterrupta desde 1995, sempre no mês de outubro, por iniciativa do Município de Seia. O CineEco é o único festival de cinema em Portugal dedicado exclusivamente à temática ambiental e reúne habitualmente mais de 600 documentários de mais de 30 países, atraindo tanto especialistas como público em geral. Entre o público, contam-se milhares de crianças e jovens da região, bem como turistas que visitam a Serra da Estrela. Durante a visita, o Governador pode testemunhar o impacto cultural e educativo deste evento, que ocorre na Casa Municipal da Cultura de Seia e no CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela.

Ja na sede do clube, o Governador António Simões Pinto reuniu com o Conselho Diretor do Rotary Club de Seia. Esta foi uma reunião dinâmica e produtiva, nas palavras do Presidente do clube, Pedro Sequeira, e durante a qual foram discutidos os desafios atuais e os projetos mais relevantes. O grande projeto deste ano rotário no Rotary Club de Seia, segundo Pedro Sequeira, é o apoio ao Solar do Mimo, um centro de acolhimento para crianças e jovens em risco.

O Solar do Mimo tem como missão o acolhimento e integração de crianças em situações de risco, com capacidade para 14 utentes de idades entre os 3 e 18 anos, oriundos de qualquer região do país. A instituição desenvolve também um projeto inovador de autonomização dos jovens com o Programa “Na Rota da Autonomia”, destinado a preparar adolescentes, entre os 15 e 21 anos, para uma vida independente e segura, através  do desenvolvimento de competências básicas e transversais.

A Presidente da Direção do Solar do Mimo esteve presente no jantar desta Visita Oficial do Governador, e deu o seu testemunho da parceria com o Rotary Club de Seia. Entre as iniciativas que o clube levará a cabo ainda este ano, estão a emissão de rifas solidárias, pela altura do Natal, com o objetivo de angariar cerca de 3 mil euros para ajudar na aquisição de mobiliário e equipamentos para as novas instalações da instituição. Para angariar verbas para o Solar do Mimo, o clube irá igualmente vender cabazes de Natal com produtos regionais de empresas que têm colaborado no projeto. Os membros do Rotary Club de Seia também participaram em grande número no evento “Sabores de Esperança”, uma iniciativa solidária organizada pela instituição.

O Rotary Club de Seia está ainda a organizar várias iniciativas destinadas à comunidade local e regional. Entre os eventos já planeados, destaca-se a recuperação de uma tradição antiga do clube: o Carnaval na Neve, um evento que coincidirá com a Feira do Queijo da Serra, em fevereiro, e que, em tempos, atraía rotários de várias partes do país, incluindo “autocarros vindos do Algarve”, segundo salientou Pedro Sequeira.

Outra iniciativa importante será o Passeio dos Clássicos, agendado para maio, que contará com o apoio logístico da autarquia senense. Além disso, o clube está a organizar um conjunto de conferências, incluindo uma sobre Segurança Informática e Crime, em colaboração com especialistas da Polícia Judiciária, e outra sobre o Queijo da Serra da Estrela, em parceria com a Portugal Foods e várias empresas locais.

António Simões Pinto recebeu um cabaz com produtos regionais das mãos do Presidente do Rotary Club de Seia, Pedro Sequeira.

Para este ano rotário, o Presidente Pedro Sequeira destacou o desafio de dinamizar o clube após o “período difícil da pandemia”, tendo enfatizado a importância de trabalhar e “deixar um bom exemplo para os próximos anos rotários”. Entre os objetivos, está o crescimento do quadro associativo, com a meta de angariar pelo menos dois novos membros. O clube também quer aumentar a sua visibilidade e mostrar à comunidade que “cada um, com vontade, consegue gerir o seu tempo e contribuir para a causa rotária”, demonstrando assim que a participação pode ser mais simples do que geralmente se pensa.

Seia é sede de um município com cerca de 24 mil habitantes, localizado na encosta ocidental da Serra da Estrela. Esta cidade é famosa pelo seu Queijo da Serra da Estrela, um dos produtos mais icónicos da região, e pelas suas paisagens naturais que atraem turistas de todo o país e do estrangeiro. A proximidade à Estância de Esqui da Torre faz de Seia um destino de eleição para os amantes de desportos de inverno, sendo um ponto de referência na Serra da Estrela.

O Rotary Club de Seia faz parte do Distrito 1970, que é constituído por 91 Rotary Clubs e 30 Rotaract Clubs no Norte e Centro de Portugal. O Rotary International, com 1,4 milhões de membros em todo o mundo, é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que se unem para causar mudanças positivas e duradouras nas suas comunidades.