António Simões Pinto encontra em Gondomar clube atento às questões sociais
António Simões Pinto, Governador do Distrito 1970, realizou ontem, dia 10 de setembro, uma Visita Oficial ao Rotary Club de Gondomar, atualmente com dez membros e fundado em 1991,
A visita teve início na Câmara Municipal de Gondomar, onde o Governador foi recebido pelo Vice-Presidente Luís Filipe Araújo, e recebeu de oferta uma obra em filigrana alusiva à comemoração do 50º Aniversário do 25 de Abril. Durante o encontro, foram discutidas as boas relações entre a Autarquia e o Rotary Club de Gondomar, bem como novas e potenciais colaborações em prol da comunidade local.
João de Sousa e Silva, Presidente do Rotary Club de Gondomar, destacou a inclusão do clube no Conselho Local de Ação Social (CLAS) do Município de Gondomar, como um reflexo do compromisso de serviço à comunidade e da colaboração com as demais entidades do concelho. Este órgão é responsável pela coordenação de esforços locais que visam atenuar a pobreza e exclusão social, de forma a promover o desenvolvimento social.
Visita à Gondomar Social
Seguidamente, António Simões Pinto visitou a Gondomar Social – Associação de Intervenção Comunitária, uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) fundada em 2010, que se dedica ao desenvolvimento de respostas sociais nas áreas da saúde, cultura e educação.
A Diretora Geral da instituição, Raquel Pereira, destacou o crescimento da Gondomar Social nos últimos anos, tendo mencionado a criação da única Casa de Acolhimento Especializado para raparigas no Norte do País, gerida por uma IPSS, e o surgimento de novos projetos, incluindo o acolhimento familiar e um apartamento de autonomização para jovens.
Raquel Pereira sublinhou a importância da equipa multidisciplinar da direção, composta por profissionais das áreas da Justiça, Educação, Saúde e Ação Social, a qual tem sido essencial para o sucesso da instituição. Referiu igualmente projetos futuros, como a construção de um novo espaço para idosos e a expansão do serviço de apoio domiciliário.
Segundo o Presidente do Rotary Club de Gondomar, João de Sousa e Silva, tem havido uma colaboração desde há cerca de um ano com a Gondomar Social, tendo sido já oferecidos bens e presentes no Natal passado, e organizada uma ida ao circo com as crianças e jovens da instituição. Nos próximos meses, o clube irá doar computadores, em parceria com o Instituto Português de Oncologia do Porto, e contribuirá para a melhoria da rede WiFi daquela IPSS gondomarense.
Nove alunos apoiados com bolsa de estudo
Após a visita à Gondomar Social, o Governador reuniu-se com o Conselho Diretor do Rotary Club de Gondomar. Durante a reunião, foram abordados os projetos atuais e os desafios enfrentados pelo clube.
Entre os projetos em curso, o clube encontra-se a apoiar nove bolseiros em colaboração com a Fundação Rotária Portuguesa, e para as quais o patrocínio de empresas locais tem sido fundamental. Esta é uma forma de proporcionar oportunidades de educação a jovens do concelho, informou João de Sousa e Silva.
Segundo o Presidente, o clube colabora igualmente com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens – CPCJ de Gondomar, através da identificação de situações vulneráveis e doação de leite infantil a crianças carenciadas de todo o concelho.
O Rotary Club de Gondomar participa anualmente no Trail das Nozes, ao promover angariações de fundos para o combate à poliomielite, ao mesmo tempo que divulga as ações do clube na comunidade, em situação de maior proximidade e potencial reforço do quadro associativo. Reflexo desse compromisso, é a crescente aproximação ao Rotaract Club de Gondomar, cujo Presidente Rúben Peres esteve presente no jantar de companheirismo que encerrou a Visita Oficial do Governador. Esta aproximação visa reforçar a importância de uma maior colaboração e dinâmica entre os dois clubes, segundo destacou João de Sousa e Silva.
Na sua Visita Oficial ao Rotary Club de Gondomar, o Governador António Simões Pinto pôde ainda contar com a presença de diversos clubes e convidados, que quiseram associar-se a este importante evento para o clube.
Gondomar, com cerca de 170 mil habitantes distribuídos por sete freguesias, é um dos concelhos limítrofes da cidade do Porto. Engloba algumas áreas de elevada densidade populacional, como as cidades de Gondomar e de Rio Tinto, e abrange igualmente espaços naturais, como os que se encontram incluídos no Parque das Serras do Porto. A fama de Gondomar atravessa fronteiras com a arte da ourivesaria, nomeadamente a filigrana, que adorna os mais tradicionais trajes portugueses.
O Rotary Club de Gondomar faz parte do Distrito 1970, que é constituído por 91 Rotary Clubs e 30 Rotaract Clubs no Norte e Centro de Portugal. O Rotary International, com 1,4 milhões de membros em todo o mundo, é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que se unem para causar mudanças positivas e duradouras nas suas comunidades.