António Simões Pinto na Estação Memória de Fafe
VOG´s 2024/25

António Simões Pinto destaca importância de projetos duradouros durante visita a Fafe

O Governador do Distrito 1970, António Simões Pinto, realizou dia 12 de novembro, a Visita Oficial ao Rotary Club de Fafe. Fundado em 1978, este clube conta atualmente com 27 membros.

A visita começou pela Estação Memória de Fafe, onde António Simões Pinto teve oportunidade de conhecer este museu interpretativo que proporciona uma experiência imersiva nas tradições, história e evolução do concelho de Fafe. Com três carruagens temáticas, a Estação transporta os visitantes numa viagem pelo passado rural, o presente vibrante e o futuro sustentável do município. Este espaço cultural é um testemunho do património local e da ligação dos fafenses à sua terra.

A visita começou pela Estação Memória de Fafe, onde António Simões Pinto teve oportunidade de conhecer este museu interpretativo.

Em seguida, o Governador visitou o Museu do Rali, um espaço que celebra a forte tradição automóvel de Fafe, em particular a sua ligação ao Rali de Portugal. Com exposições de carros icónicos e uma coleção de artefactos históricos, este museu representa uma importante atracão cultural e desportiva, que reforça o orgulho de Fafe no desporto automóvel.

Posteriormente, António Simões Pinto foi recebido na Câmara Municipal de Fafe pelo Presidente do Município, Antero Barbosa, e pela Vereadora Paula Nogueira. Durante este encontro, foram destacadas as “excelentes relações” entre a Autarquia e o Rotary Club de Fafe, relações essas que têm contribuído para uma cooperação contínua em benefício da comunidade. O Município tem cedido as instalações onde está instalada a Universidade Sénior de Rotary de Fafe. A presença de António Simões Pinto foi assinalada com o reconhecimento do impacto positivo das ações conjuntas e pelo renovado compromisso do apoio da Autarquia aos projetos do Rotary Club de Fafe.

António Simões Pinto visitou o Museu do Rali, um espaço que celebra a forte tradição automóvel de Fafe.

Já na sede do Rotary Club de Fafe, o Governador reuniu com o Conselho Diretor. Durante o encontro, discutiram-se os projetos deste clube, incluindo a Universidade Sénior de Rotary de Fafe, fundada em 2007, e que conta atualmente com cerca de setenta inscritos. Este projeto, que verá o seu ano letivo ter início no dia 15 de novembro, é uma peça essencial no desenvolvimento comunitário local. O clube destacou ainda o seu apoio à ADN – Academia de Dança Nun’Álvares, através do patrocínio que assegurou as viagens e a participação de uma aluna num estágio em Nova Iorque. Com uma trajetória de destaque, a ADN tem-se afirmado no cenário nacional da dança, tendo arrecadado vários prémios no All Dance Portugal 2024.

António Simões Pinto foi recebido na Câmara Municipal de Fafe pelo Presidente do Município, Antero Barbosa.

Entre as iniciativas humanitárias destacadas pelo seu Presidente, Manuel Mendes, o Rotary Club de Fafe tem promovido ações de sensibilização e angariação de fundos, como a “Maior Refeição do Mundo para Ajudar a Erradicar a Poliomielite”, realizada em outubro. Irá igualmente estar presente na Feira de Natal, marcada para 13 de dezembro, em parceria com a Universidade Sénior de Rotary de Fafe. O clube atribui ainda, anualmente, prémios de mérito a alunos do concelho e homenageia profissionais de destaque na comunidade fafense, segundo destacou Manuel Mendes.

António Simões Pinto com o Presidente do Rotary Club de Fafe, Manuel Mendes.

O jantar de companheirismo, que encerrou a Visita Oficial do Governador António Simões Pinto ao Rotary Club de Fafe, contou com a presença de aproximadamente seis dezenas de participantes, incluindo rotários de 11 clubes e o Presidente da Câmara, Antero Barbosa. António Simões Pinto sublinhou a importância de projetos duradouros na comunidade, e encorajou o clube a continuar o desenvolvimento e consolidação da Universidade Sénior de Rotary de Fafe, bem como a procurar novas áreas de ação. Para tal, o fortalecimento do quadro associativo do clube, encontra-se entre os objetivos do seu Presidente para este ano rotário.

António Simões Pinto sublinhou a importância de projetos duradouros na comunidade.

Fafe, um concelho com 49 mil habitantes, destaca-se no Distrito de Braga como tendo um forte cariz industrial e empreendedor. A cidade é famosa pelos seus numerosos edifícios em “Arquitetura Brasileira”, representativos do regresso e estabelecimento de “brasileiros de torna-viagem”.

O Rotary Club de Fafe faz parte do Distrito 1970, que é constituído por 91 Rotary Clubs e 30 Rotaract Clubs no Norte e Centro de Portugal. O Rotary International, com 1,4 milhões de membros em todo o mundo, é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que se unem para causar mudanças positivas e duradouras nas suas comunidades.