António Simões Pinto destaca em Paredes empreendedorismo e compromisso com a comunidade
António Simões Pinto, Governador do Distrito 1970, realizou no dia 15 de novembro uma Visita Oficial ao Rotary Club de Paredes. Este clube, com 19 membros e 31 anos de existência, é atualmente presidido por Alberto Soares Carneiro, ex-Governador no ano rotário 2017-2018.
Visitas às empresas Antarte e Pelcorte
O Governador começou por visitar a Antarte, referência nacional no design e produção de mobiliário, localizada em Rebordosa. Recebido por Mário Rocha, Fundador e CEO, António Simões Pinto teve a oportunidade de conhecer o Antarte Museum, que narra a história da marcenaria desde a antiguidade até à criação da marca. António Simões Pinto elogiou os produtos desta empresa como “uma delícia ao nível do design” e destacou a Antarte como “um exemplo de empreendedorismo, criatividade e dedicação”. A visita incluiu o descerramento de uma placa comemorativa.
Seguiu-se a visita à Pelcorte, uma empresa familiar com mais de 40 anos de experiência no setor de estofos e mobiliário. Júlio Carneiro, Administrador, apresentou a filosofia da empresa, centrada na sustentabilidade, inovação e igualdade de género, valores que valeram à Pelcorte recentes distinções (imagem principal; fonte: Pelcorte). O Governador elogiou o impacto positivo desta empresa, tendo destacado que é fruto de “uma família empreendedora que cria postos de trabalho e riqueza”, em linha com os ideais de compromisso com a comunidade que o Rotary defende. Sublinhou ainda a importância do setor do mobiliário em Paredes, pilar da economia local.
Estas visitas refletem a estratégia do Rotary Club de Paredes de aproximar o movimento rotário ao tecido empresarial, como referido pelo Presidente do clube, Alberto Soares Carneiro: “Consideramos essencial abrir pontes com as empresas, dar a conhecer o Rotary e fomentar laços que beneficiem a comunidade.”
Receção na Câmara Municipal de Paredes
Posteriormente, António Simões Pinto foi recebido na Câmara Municipal de Paredes pela Vereadora Beatriz Meireles, a quem apresentou cumprimentos. Também presente durante a receção, o Presidente do clube destacou a relação estreita e positiva com a Autarquia ao longo dos anos, independentemente do executivo em funções. “A relação com a Câmara sempre foi muito boa e apoiam-nos sempre que precisamos”, afirmou Alberto Soares Carneiro, que salientou ainda que a sede do clube é cedida pelo Município.
Reunião com o Conselho Diretor
O Governador reuniu-se com o Conselho Diretor do Rotary Club de Paredes na sua sede, onde foram discutidos os principais projetos e desafios do clube. Entre algumas das iniciativas dadas a conhecer a António Simões Pinto, destacam-se a construção de salas de aula em Moçambique, as bolsas de estudo em parceria com a Fundação Rotária Portuguesa, e o jantar frugal solidário organizado no Dia Mundial de Combate à Poliomielite.
A nível local, o clube organiza anualmente uma Homenagem ao Profissional. Este ano, será homenageada uma empresa do concelho com impacto na comunidade, e que esteja alinhada com os valores rotários. O projeto “Paredenses de Sucesso” foi outro dos destaques: através da promoção de reuniões virtuais, são dados a conhecer cidadãos paredenses no estrangeiro que se destaquem nas suas áreas profissionais.
O Presidente do clube partilhou ainda os objetivos para este ano rotário, que incluem a criação de um Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário e de um Interact Club numa escola do concelho. Foi igualmente discutida a necessidade de aumentar o quadro associativo, num claro reforço da “massa crítica” necessária para dar continuidade às atividades e projetos do clube.
Paredes, cidade localizada no distrito do Porto, é conhecida como um dos maiores polos industriais de mobiliário em Portugal. Com cerca de 85 mil habitantes distribuídos por 18 freguesias, o concelho combina tradição e inovação, sendo um exemplo de dinamismo empresarial. Destaca-se pela sua capacidade exportadora e pela forte ligação entre a comunidade e as empresas locais.
O Rotary Club de Paredes faz parte do Distrito 1970, que é constituído por 91 Rotary Clubs e 30 Rotaract Clubs no Norte e Centro de Portugal. O Rotary International, com 1,4 milhões de membros em todo o mundo, é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que se unem para causar mudanças positivas e duradouras nas suas comunidades.