António Simões Pinto conhece Rotary Club de Gaia-Sul na sua primeira Visita Oficial do Governador
António Simões Pinto, Governador do Distrito 1970, realizou a sua primeira Visita Oficial do Governador, no dia 16 de julho, ao Rotary Club de Gaia-Sul. Cumpriu assim a tradição, ao deslocar-se ao clube do ex-Governador do Ano Rotário anterior, Duarte Besteiro. Este encontro decorreu no Espaço Âmbito Cultural, no El Corte Inglés de Gaia, seguindo-se momentos de companheirismo.
O Rotary Club de Gaia-Sul, fundado a 11 de maio de 1990, e atualmente Presidido pelo ex-Governador Duarte Besteiro, tem desenvolvido iniciativas em várias áreas, desde colaborações com IPSS locais, angariações de fundos para projetos sociais, até à educação, onde se destaca, por exemplo, o equipamento de salas de aula para crianças com necessidades especiais, com o apoio da The Rotary Foundation.
O ex-Governador e agora Presidente do Rotary Club Gaia-Sul, Duarte Besteiro, deu conta, antes da Visita Oficial de António Simões Pinto, da criação de comissões internas para garantir a continuidade dos projetos do clube e envolver todos os membros de forma ativa nas atividades rotárias. Ser rotário e “estar em Rotary para servir” é “a nossa forma de vida”, nas suas palavras.
Para além dos projetos humanitários, António Simões Pinto tomou conhecimento da futura geminação do Rotary Club Gaia-Sul com o Rotary Club Kraków-Wawel (Polónia), prevendo-se que esta venha a fortalecer os laços internacionais do clube gaiense, que já possui geminações com o Rotary Club Hamburg-Bergedorf (Alemanha) e com o Rotary Club Gien-Sully (França), e com os quais promove projetos comuns e ações rotativas de intercâmbio. O Governador destacou o potencial destas geminações no fortalecimento de laços.
António Simões Pinto sublinhou, após a sua Visita Oficial do Governador, e na qual estiveram presentes cerca de 30 clubes, o “potencial de crescimento ao nível do quadro social” do Rotary Club de Gaia-Sul. “É um clube com projetos de grande valor na comunidade, de que saliento o Banco de Ajudas Técnicas”, que disponibiliza cadeiras de rodas, camas articuladas, andarilhos e outros equipamentos para auxílio à comunidade, e “a parceria com a Cruz Vermelha de Gaia”, declarou o Governador do Distrito 1970.
Adicionalmente, António Simões Pinto salientou a aposta do Rotary Club Gaia-Sul na divulgação das suas atividades e projetos, de forma a reforçar a imagem pública.
Vila Nova de Gaia, com mais de 300 mil habitantes, é o terceiro município mais populoso do país, localizado na margem esquerda do Rio Douro, imediatamente a sul da cidade do Porto. Conhecida pelas suas famosas caves de Vinho do Porto, Gaia tem uma intensa atividade turística, comercial, de serviços e industrial, sem no entanto deixar de preservar as coletividades e património que caracterizam as suas 15 freguesias.
O Rotary Club de Gaia-Sul faz parte do Distrito 1970, atualmente com 91 Rotary Clubs e 30 Rotaract Clubs, abrangendo o Norte e Centro de Portugal. Este é um dos 530 distritos do Rotary International, uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que veem um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo. Com 119 anos de história, o Rotary conta hoje com 1,4 milhões de membros em todo o mundo, sempre disponíveis para servir os outros.