Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Vila Real
VOG´s 2024/25

António Simões Pinto conhece projetos de grande relevância social em Vila Real

António Simões Pinto, Governador do Distrito 1970 do Rotary International, realizou no passado dia 30 de janeiro uma Visita Oficial ao Rotary Club de Vila Real, fundado em 1967 e atualmente composto por 32 membros. A visita ao clube rotário presidido por Isabel Garcia Cabral permitiu um contacto próximo com projetos de grande relevância social, bem como um reforço das relações institucionais com o Município e outras entidades.

Receção na Câmara Municipal de Vila Real

O Governador foi recebido na Câmara Municipal de Vila Real pelo Vice-Presidente Alexandre Favaios e pela Vereadora Mara Minhava. Durante o encontro, foi salientada a excelente relação entre o Rotary Club de Vila Real e o Município, que tem sido um parceiro ativo na logística dos eventos do clube. Como afirmou a Presidente do Rotary Club de Vila Real, Isabel Garcia Cabral, o apoio da Autarquia, com a qual o clube tem colabordo no projeto Câmara Amiga, tem sido fundamental para o sucesso das iniciativas rotárias na cidade, nomeadamente através da cedência de espaços para a realização de eventos e atividades de caráter social.

António Simões Pinto (à esquerda) foi recebido na Câmara Municipal de Vila Real pelo Vice-Presidente Alexandre Favaios (à direita) e pela Vereadora Mara Minhava (ao centro).

Plataforma Solidária

No âmbito da visita, António Simões Pinto teve oportunidade de conhecer o espaço físico da Plataforma Solidária – um projeto promovido pelo Rotary, Interact e Rotaract Clubs de Vila Real, que presta apoio direto a pessoas em situação de vulnerabilidade. Este projeto inovador articula-se com várias entidades públicas e privadas, garantindo soluções de apoio a estudantes nacionais e estrangeiros, idosos, crianças e outros grupos em situação de necessidade.

Na visita estiveram representadas diversas associações que integram esta rede solidária, entre as quais a Borboletas aos Montes (apoio a pessoas que passaram ou estejam a passar por uma experiência de cancro da mama), a ACAPO de Vila Real (apoio a pessoas com deficiência visual), e a Plataforma ProAnimal (dedicada a ajudar animais de rua). Acompanharam ainda a visita diversos estudantes universitários da Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Angola, que beneficiam deste projeto.

António Simões Pinto (quarto desde a esquerda) teve oportunidade de conhecer o espaço físico da Plataforma Solidária – um projeto promovido pelo Rotary, Interact e Rotaract Clubs de Vila Real, que presta apoio direto a pessoas em situação de vulnerabilidade.

A Plataforma Solidária tem sido um verdadeiro motor de mudança na cidade, ao promover a sustentabilidade através da reutilização de bens e da consciencialização da comunidade para a importância da solidariedade ativa. O Governador António Simões Pinto elogiou a iniciativa, destacando-a como um exemplo de boas práticas a ser replicado por outros clubes.

Clube com numerosos projetos na comunidade

O Rotary Club de Vila Real tem vindo a afirmar a sua relevância na comunidade através de diversos projetos que refletem o compromisso rotário com o serviço. Entre eles, destaca-se a parceria com a Fundação EDP no âmbito do programa Energia Solidária, que tem permitido apoiar instituições locais como as corporações dos Bombeiros Voluntários da Cruz Verde e dos Bombeiros Voluntários da Cruz Branca e o Lar de Nossa Senhora das Dores. A iniciativa tem garantido a estas entidades melhores condições de acesso à energia, com poupanças significativas, segundo declarou Isabel Garcia Cabral, Presidente do clube rotário transmontano.

Outro projeto de grande importância é o Mente em Movimento, desenvolvido em colaboração com o Serviço de Psiquiatria da Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro. Através de atividades como culinária criativa, modelagem em cerâmica e sessões de música e dança, este projeto promove oficinas criativas e terapêuticas destinadas a melhorar o bem-estar mental dos utentes. No campo da ação social, o clube tem também desempenhado um papel crucial na reabilitação de habitações, como é o caso da intervenção em Santa Marta de Penaguião, a ser realizada em parceria com o Rotary Club da Régua, para garantir melhores condições de vida a uma família carenciada composta por um idoso acamado e dois sobrinhos com deficiência mental.

A cultura e a educação não foram esquecidas, com o envolvimento do clube no projeto lusófono Chá Poético Rotário, uma parceria entre Rotary Clubs de Portugal e do Brasil que visa promover o intercâmbio literário e a valorização da língua portuguesa. No domínio da saúde e do bem-estar, o Rotary Club de Vila Real tem colaborado com os Rotary Clubs de Lamego e da Régua na promoção de hábitos alimentares saudáveis, através do projeto Nutrição saudável e sustentável – nós somos muito aquilo que comemos. Com a organização de diversas iniciativas abertas à comunidade, o projeto procura sensibilizar para a importância de uma alimentação equilibrada e economicamente viável, mesmo em contextos de maior fragilidade económica.

Na sede do Rotary Club de Vila Real, o Governador reuniu-se com o Conselho Diretor, onde foram discutidos os desafios e objetivos para o ano rotário. Entre as metas estabelecidas, destaca-se o aumento do quadro associativo em pelo menos dois novos membros e a continuidade do reforço da presença do clube na comunidade através de iniciativas de caráter social.

Mais de seis dezenas de pessoas quiseram associar-se à Visita Oficial do Governador

O dia terminou na Quinta do Paço, com uma celebração que contou com a presença de mais de seis dezenas de pessoas, entre as quais membros de diversos clubes do Distrito 1970. Entre os convidados estiveram aos ex-Governadores Manuel Cardona, Fernando Nogueira e Manuel Cordeiro, bem como o Governador Indicado para o ano rotário 2026-2027, Luís Bastos. Estiveram ainda presentes representantes da APPACDM de Sabrosa, da APAV e da Borboletas aos Montes.

O Rotary Club de Vila Real, presidido por Isabel Garcia Cabral (à direita), encontra-se presente na comunidade desde 1967.

Vila Real, cidade de grande importância histórica e cultural com 50 mil habitantes, é conhecida pela sua ligação à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, pela característica hospitalidade transmontana e pelo seu património arquitetónico. Nesta antiga cidade destacam-se monumentos como a Sé de Vila Real, a Capela Nova (ou dos Clérigos) e o emblemático Palácio de Mateus, conhecido pela sua arquitetura barroca e pelos jardins envolventes.

O Rotary Club de Vila Real faz parte do Distrito 1970, que é constituído por 91 Rotary Clubs e 30 Rotaract Clubs no Norte e Centro de Portugal. O Rotary International, com 1,4 milhões de membros em todo o mundo, é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que se unem para causar mudanças positivas e duradouras nas suas comunidades.