António Simões Pinto no Museu do Douro
VOG´s 2024/25

António Simões Pinto conhece na Régua um clube atento à comunidade duriense

António Simões Pinto, Governador do Distrito 1970 do Rotary International, realizou a Visita Oficial ao Rotary Club da Régua no dia 5 de novembro.

A receção ao Governador decorreu nas instalações do clube, onde se localiza também a Universidade Sénior de Rotary de Peso da Régua. Desde a sua fundação em 2011, com o apoio da Câmara Municipal, esta instituição consolidou-se como um polo de conhecimento e de integração social para os seniores da Régua e dos concelhos limítrofes. Dessa forma, o clube, que gere esta Universidade Sénior de Rotary, contribui para uma comunidade mais ativa e participativa.

Posteriormente, António Simões Pinto visitou o Museu do Douro, instituição emblemática na preservação e divulgação da história e cultura da Região Demarcada do Douro. Neste Museu, o Governador, após ter sido recebido pelo Diretor da instituição, fez uma visita guiada às diversas áreas e exposições. O museu, localizado na icónica Casa da Companhia, integra uma vasta coleção representativa da identidade e da vitivinicultura durienses. A visita permitiu ao Governador uma imersão nas raízes culturais da região, e ficar a conhecer a importância do museu como veículo de desenvolvimento.

António Simões Pinto visitou o Museu do Douro, instituição emblemática na preservação e divulgação da história e cultura da Região Demarcada do Douro.

Ainda no Museu do Douro, num espaço disponibilizado por esta instituição, o Governador reuniu-se com o Conselho Diretor do Rotary Club da Régua. Durante este encontro, abordaram-se os projetos em curso e os desafios futuros deste clube fundado em 1984.

O projeto “Sorrir com Esperança” esteve em destaque durante a reunião. Esta iniciativa de grande impacto social visa oferecer tratamentos dentários a doentes oncológicos. O Presidente do Clube, Pedro Braz, espera que o apoio à comunidade tenha lugar no início de 2025. Este projeto encontra-se já a estabelecer parcerias com clínicas e farmácias locais e, dependendo do seu desenvolvimento, segundo o Presidente do clube, poderá ser apresentada uma candidatura a um subsídio da The Rotary Foundation.

António Simões Pinto ficou a conhecer melhor a cultura duriense. No Museu do Douro, acompanhado do Presidente do Rotary Club da Régua, Pedro Braz, bem como de outros membros, regista uma imagem.

No que diz respeito a iniciativas recorrentes, o Rotary Club da Régua promove anualmente uma homenagem a um profissional com relevância na comunidade, e atribui, também, um prémio de mérito aos alunos do concelho que se destaquem no Ensino Profissional.

A idade de alguns membros do clube tem levado a uma diminuição de participantes ativos, como informou Pedro Braz. Contudo, o Rotary Club da Régua, atualmente com 21 membros, tem demonstrado vitalidade, e o reforço do quadro associativo perfilha-se no horizonte deste ano rotário, sublinhou o Presidente.

António Simões Pinto no Peso da Régua
António Simões Pinto com o Rio Douro como pano de fundo. A cidade de Peso da Régua está intimamente ligada à viticultura, sendo o coração da Região Demarcada do Douro.

Peso da Régua, cidade conhecida pela sua histórica ligação à viticultura, é o coração da Região Demarcada do Douro. Este concelho, com 14 mil habitantes distribuídos por oito freguesias, acolhe um número significativo de iniciativas culturais que contribuem não só para o seu dinamismo turístico, mas também para a promoção de toda a região.

O Rotary Club da Régua faz parte do Distrito 1970, que é constituído por 91 Rotary Clubs e 30 Rotaract Clubs no Norte e Centro de Portugal. O Rotary International, com 1,4 milhões de membros em todo o mundo, é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que se unem para causar mudanças positivas e duradouras nas suas comunidades.