APAR
VOG´s 2024/25

António Simões Pinto conhece em Penafiel clube com projetos duradouros na comunidade

No dia 10 de dezembro, António Simões Pinto, Governador do Distrito 1970, realizou a sua Visita Oficial ao Rotary Club de Penafiel, um clube fundado em 1973 e que conta atualmente com 37 membros, após uma nova admissão durante esta especial ocasião.

Receção na Câmara Municipal de Penafiel reflete boas relações entre Clube e Autarquia

O Governador foi recebido na Câmara Municipal de Penafiel pelo Presidente do Município, Antonino de Sousa. Durante o encontro, foram destacadas as relações de proximidade e colaboração entre a Autarquia e o Rotary Club de Penafiel, com exemplos de parcerias ativas. Estas incluem o apoio mensal a famílias carenciadas, a cedência do espaço do Instituto de Línguas APAR e a atribuição de uma rotunda simbólica oferecida pela Câmara ao clube, que assinala os 50 anos de existência do Rotary Club de Penafiel. O Presidente do Rotary Club de Penafiel, Diogo Soares, sublinhou a relação de parceria estratégica com a Autarquia, que se manifesta igualmente através da cedência de espaços para eventos e do apoio em ações do clube.

António Simões Pinto foi recebido na Câmara Municipal de Penafiel pelo Presidente do Município, Antonino de Sousa.

Instituto de Línguas APAR, uma referência na região

A visita prosseguiu no Instituto de Línguas APAR, um projeto desenvolvido pelo Rotary Club de Penafiel, e que se encontra consolidado como uma referência na região (imagem principal). Com mais de 40 anos de atividade, distingue-se pela formação em línguas para alunos de todas as idades, e conta com certificações internacionais de Cambridge, Goethe Institut, Alliance Française e Instituto Cervantes. Neste que é um símbolo de excelência no crescimento pessoal e profissional, António Simões Pinto ficou a conhecer o aumento no número de alunos para 270 em cursos de Inglês, Francês e Alemão. O Governador elogiou o impacto deste projeto, ao sublinhar o seu contributo para a comunidade local no reforço das competências linguísticas dos cidadãos.

Visita à Quinta da Aveleda – produção de Vinho Verde desde 1870

O Governador prosseguiu a sua visita na Quinta da Aveleda, uma das maiores atrações de Penafiel. Esta quinta constitui uma empresa familiar que, desde 1870, se dedica à produção de vinhos verdes cuja qualidade é reconhecida mundialmente. A visita incluiu uma prova de vinhos e queijos e foi marcada por momentos de companheirismo, neste que é um local histórico envolvido pelos seus grandiosos jardins. A presença do canal de televisão Novum Canal, que fez uma reportagem sobre o evento, garantiu cobertura mediática.

Reunião com o Conselho Diretor do clube permite a António Simões Pinto conhecer melhor os projetos em curso

Seguiu-se a reunião com o Conselho Diretor do clube, onde foram apresentados os principais projetos do Rotary Club de Penafiel. Destacam-se as 10 bolsas de estudo universitárias atribuídas em parceria com a Fundação Rotária Portuguesa, o projeto de rastreio de tuberculose latente para trabalhadores das pedreiras, em colaboração com o Rotary Club de Marco de Canaveses, e a criação de um diretório de profissionais de saúde, que estará disponível para a comunidade.

Ao nível internacional, o clube encontra-se a apoiar a população de Cutia e Bissau através da Fundação Najowil, num esforço de melhoria dos cuidados primários de saúde para esta comunidade vulnerável. O Governador elogiou a amplitude e impacto destes projetos, tendo destacado o seu caráter duradouro.

Compromissos e desafios para este ano rotário passam pelo reforço da proximidade com rotários mais jovens

Para este ano rotário, o Presidente do Rotary Club de Penafiel, Diogo Soares, definiu como principais compromissos e desafios o reforço e a consolidação do quadro associativo, ao estabelecer como meta a admissão de quatro novos membros. Para além disso, o clube pretende fortalecer a assiduidade interna, ao promover um maior envolvimento nas atividades e projetos em curso. Outro objetivo passa pela atribuição de responsabilidades específicas a cada membro, nomeadamente através da sua integração em diferentes comissões de serviço, fomentando o envolvimento ativo de todos.

O clube ambiciona ainda reforçar a relação de proximidade com os Interact e o Rotaract Clubs de Penafiel, através do incentivo à colaboração entre gerações no movimento rotário.

Mais de sete dezenas de convidados e rotários de todo o Distrito 1970

A visita foi encerrada com um jantar de companheirismo, onde participaram mais de sete dezenas de convidados, incluindo o Vereador da Educação do Município de Penafiel, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel, o Vice-Presidente da APADIMP – Associação de Pais e Amigos dos Diminuidos Mentais de Penafiel, o Presidente da ADISCREP – Associação para o Desenvolvimento de Penafiel, e ainda a Diretora Pedagógica do Instituto de Línguas da APAR. Também marcaram presença representantes de numerosos clubes rotários do Distrito 1970, bem como de membros dos Rotaract e Interact Clubs de Penafiel.

Durante o jantar, foi formalizada a admissão de um novo membro, o que elevou o quadro associativo para 37 membros. O Governador António Simões Pinto destacou a importância deste reforço do quadro associativo, sublinhando ainda que, além do companheirismo, a amizade entre membros torna os clubes em espaços mais agradáveis e convidativos ao desenvolvimento de projetos.

O Rotary Club de Penafiel faz parte do Distrito 1970, que é constituído por 91 Rotary Clubs e 30 Rotaract Clubs no Norte e Centro de Portugal. O Rotary International, com 1,4 milhões de membros em todo o mundo, é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que se unem para causar mudanças positivas e duradouras nas suas comunidades.