A importância dos clubes que reúnem à distância para o desenvolvimento do quadro associativo
O Rotary E-Club do Distrito 1970 e o Rotary Club Lusofonia em Ação D1970 são dois exemplos de clubes rotários que reúnem à distância. Com agosto, no cronograma rotário, a ser o mês dedicado ao “Desenvolvimento do Quadro Associativo e de Novos Clubes”, relembrar a adaptação às novas realidades pode ser a resposta para atrair e simplificar a participação de novos membros nas reuniões.
Rotary E-Club do Distrito 1970: flexibilidade e compromisso
Fundado em 19 de maio de 2016, o Rotary E-Club do Distrito 1970 é um exemplo de como as novas tecnologias podem ser aliadas na missão de fortalecer o quadro associativo. Com um total de 17 membros, este clube reúne-se através de videoconferência, ao oferecer aos seus membros a possibilidade de participarem nas atividades rotárias a partir de qualquer lugar do mundo. Esta característica é particularmente relevante para líderes comunitários e profissionais que, devido aos seus compromissos, encontram dificuldade em comparecer nas reuniões presenciais.
Para Ana Margarida Meira, primeira e atual Presidente do Rotary E-Club do Distrito 1970, este formato permitiu-lhe continuar a sua participação ativa em Rotary, mesmo com as exigências da vida contemporânea. “Foi para mim uma honra ter sido a primeira Presidente do Rotary E-Club do Distrito 1970. Estando já integrada há vários anos no movimento rotário, como Rotaractista e participante de um programa RYLA, esta foi a oportunidade de abraçar Rotary de uma outra perspetiva, fazendo parte de um clube que me permitia participar ativamente onde quer que me encontrasse”, afirma Ana Margarida Meira.
A Presidente destaca ainda como este formato, que inclui também reuniões presenciais periódicas, vai ao encontro do lema rotário: “Na verdade, fruto das necessidades e da evolução da vida pessoal, profissional e social de cada um, torna-se cada vez mais difícil, nos dias de hoje, conciliar as diversas áreas com uma participação ativa e presencial nas atividades de um clube. Ao integrar o quadro social de um e-club, podemos pôr em prática o mais célebre lema que remonta aos primórdios do Rotary – ‘Dar de si antes de pensar em si’ – a partir de qualquer ponto do país ou do mundo.”
Este modelo de clube atrai membros que valorizam a flexibilidade, o que lhes permite manter o serviço rotário de “entrar em ação” nas suas comunidades, tanto locais como globais, sem comprometer as suas responsabilidades pessoais e profissionais. Além disso, este E-Club oferece uma plataforma para a troca de ideias, fortalecimento de amizades e criação de redes de colaboração internacional, ao mesmo tempo que mantém o espírito de companheirismo que caracteriza Rotary.
Rotary Club Lusofonia em Ação D1970: A Cultura Lusófona e a inovação
Um outro clube inovador no Distrito 1970 é o Rotary Club Lusofonia em Ação D1970, que se distingue não só pelo uso das tecnologias digitais nas suas reuniões, mas também pela missão de promover e divulgar a Cultura Lusófona em todo o mundo.
Este clube oferece uma combinação de encontros online e presenciais, o que reforça o seu conceito de flexibilidade. O Rotary Club Lusofonia em Ação D1970 representa também uma oportunidade para rotários de diferentes partes do mundo criarem laços e colaborarem em projetos humanitários, contribuindo desta forma para a união da diáspora lusófona em torno de causas comuns.
O Rotary Club Lusofonia em Ação D1970 surgiu inicialmente em 2021 como um clube satélite do Rotary E-Club do Distrito 1970, tendo-se depois destacado pela sua proposta de “implementar os propósitos rotários e divulgar pelo mundo o que é ser rotário”. Posteriormente, já depois associado ao Rotary Club de Viseu, o clube viria a receber a sua Carta Constitucional em junho de 2023.
Com duas dezenas de membros, o clube é atualmente presidido por Ana Costa Alves, que prossegue o objetivo de tornar o Rotary acessível e relevante para quem deseja servir a comunidade e, simultaneamente, promover a riqueza cultural que une os países de língua portuguesa.
O Distrito 1970 do Rotary International é um dos 530 existentes em todo o mundo, sendo constituído por 91 Rotary Clubs e 30 Rotaract Clubs no Norte e Centro de Portugal.
Com 119 anos de história, o Rotary conta hoje com 1,4 milhões de membros sempre disponíveis para servir os outros, e constitui uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos, que veem um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo.